Inflação do semestre faz arrecadação real cair na Grande SP

RAFAEL ITALIANI
DA REDAÇÃO

Os 39 Municípios da Região Metropolitana de São Paulo registraram um aumento de 2,4% na receita arrecada no primeiro semestre de 2017, no comparativo com o mesmo período do ano passado. No entanto, descontando a taxa de inflação de 3% acumulada no período pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), todas as cidades juntas perderem 0,6% em termos reais.

De acordo com o Indicador Metropolitano da Câmara Municipal paulistana, a cidade de Carapicuíba, na região de Osasco, foi a que mais perdeu em termos de arrecadação: a queda foi de 9,4% nos seis primeiros meses deste ano. O Município captou R$ 548,5 milhões, ante os R$ 571,8 milhões arrecadados no primeiro semestre de 2016.

Em segundo lugar, entre as piores arrecadações, aparecem São Lourenço da Serra, com redução de 4,7%, e Diadema, no ABC Paulista, com diminuição de 4,1% no período.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também