Jovens de São Mateus disputam finais do Festival de Atletismo no Centro Olímpico

 

2015-12-04- FESTIVAL DE ATLETISMO-FRANCA-09140-300ABRE

Vereadores Ari Friedenbach (PHS) e Paulo Fiorilo (PT) idealizadores do Festival de Atletismo                   Foto: Luiz França/CMSP

DA REDAÇÃO

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (4/12), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), a etapa final do 1º Festival de Atletismo da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Mateus. Cerca de 500 jovens participaram das provas nas categorias pré-mirim (11 e 12 anos), mirim (13 e 14 anos) e infantil (15 a 18 anos).

A iniciativa visa fomentar a prática do esporte em alunos da rede municipal. O vereador Paulo Fiorilo (PT), um dos idealizadores do festival, afirmou que estas ações são fundamentais, em especial, para crianças de bairros mais carentes.

“A prefeitura organizou recentemente uma olimpíada com escolas públicas e o atletismo é um esporte que pode ser feito de forma muito mais fácil, mais barata e dá oportunidades. Muitos atletas ascenderam socialmente e se projetaram mundialmente através do atletismo, isso tem uma importância muito grande”, afirmou o parlamentar.

“É fundamental esse estímulo ao esporte, conhecer os talentos desses jovens que estão na periferia muitas vezes sem acesso a serem reconhecidos, então, eu acho que é um momento de descoberta de importantes talentos que a gente tem espalhado pela cidade”, completou Ari Friedenbach (PHS), outro incentivador do evento.

Para Nélio Moura, treinador da saltadora e velocista Maurren Maggi, campeã olímpica nos Jogos de Pequim, o momento é uma oportunidade para identificar futuros talentos do esporte.

“A iniciativa já é louvável por dar a oportunidade para eles experimentarem uma coisa que não vivenciam no dia a dia, para a formação deles, isso, sem dúvida nenhuma, é extremamente importante. Além disso, nós temos a possibilidade de observar e, eventualmente, identificar algum talento”, comentou.

A análise de Moura está exemplificada na vida de Ana Cláudia Lemos (recordista sul-americana, que já está classificada para a disputa de sua terceira olimpíada, no Rio, em 2016). Descoberta há 13 anos em um evento parecido, a atleta aposta suas fichas na garotada.

“Foi assim que eu fui descoberta, e espero que continuem com essas iniciativa, pois com certeza vão sair grandes atletas e principalmente grande seres humanos. Nesses projetos você consegue desenvolver a disciplina em uma pessoa que futuramente poderá se tornar um atleta”.

Érica Silva de Oliveira, 14 anos, aluna da EMEF Giuseppe Tavolaro, na Fazenda da Juta, pretende seguir os passos de Ana Cláudia Lemos. “Sim, eu acho que tenho potencial, venho praticando desde cedo e se eu estou aqui é porque acho que consigo”, disse, com entusiasmo.

O sonho de se tornar atleta profissional pode virar realidade. Fábio Alves dos Santos, coordenador de esportes da DRE São Mateus, informou que alguns jovens já demonstraram potencial. “Na primeira fase, nós tivemos vários alunos, que os árbitros (que são técnicos também) já destacaram e comunicaram aos pais que eles têm totais condições, se continuarem se dedicando, de se tornarem atletas”, contou.

Continuidade do projeto

Paulo Fiorilo informou que já há uma movimentação de seu mandato, bem como do vereador Ari Friendenbach para que um festival, nos mesmos moldes, ocorra na zona norte da cidade.

“Nós vamos apresentar emendas para que possamos materializar este festival em outra DRE, a ideia é fazer em Santana. Vamos ver se conseguimos para contemplar jovens de outra região periférica, o Jaçanã”, finalizou.

A fase inicial do festival finalizado hoje contou com a participação de 1.600 crianças e adolescentes de São Mateus, Sapopemba e bairros adjacentes da zona Leste de São Paulo.

Uma Contribuição

Sérgio de Souza Pires

Cadê a fotos dos jovens de São Mateus? Por acaso os jovens de São Mateus são os vereadores que participaram da corrida? É a primeira vez que leio uma matéria esportiva, cuja foto não são os protagonistas.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também