Livro, Leitura e Alfabetização é tema de Curso da Escola do Parlamento

Luiz França/CMSP

Curso ‘Livro, Leitura, Alfabetização e Cidadania’ da Escola do Parlamento na Sala Sérgio Vieira de Melo

KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

Em encontro realizado nesta sexta-feira (20/04), na Câmara Municipal, a Escola do Parlamento abriu espaço para um seminário sobre a importância do processo de alfabetização e cidadania.

A coordenadora do curso ‘Livro, Leitura, Alfabetização e Cidadania’, professora Silvia Carvalho, explicou a escolha da temática. “A gente percebe que a questão da leitura e da escrita ocupa um lugar importante na qualificação do exercício cidadão. O exercício de participação nas políticas públicas fica mais qualificado,” comentou.

A diretora Acadêmica da Escola do Parlamento, Professora Lara Simielli, deu as boas vindas aos presentes: “É muito importante que vocês venham e utilizem esse espaço. Estamos sempre realizando eventos abertos para que vocês possam participar. É nossa missão fazer cursos de formação para a cidadania como o de hoje.”

A doutora em educação pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Maria das Dores Mazieiro, trouxe o resultado de várias pesquisas sobre a literatura de antigamente, como os livros de Carlos Drummond de Andrade e Monteiro Lobato. “Estou trazendo coisas do passado para que a gente veja que no passado existiam práticas, acontecimentos e situações que conversam com o nosso presente, diferente do que é hoje,” explicou a professora.

Pela primeira vez na Escola do Parlamento, a professora de educação infantil, Thaís Cavalcante, ficou sabendo da Escola do Parlamento e dos cursos oferecidos pela internet.  “É exatamente o que eu buscava para trabalhar com as crianças em relação à questão da leitura. Pois não é apenas ler, tudo tem um por que. Eu preciso entender o melhor caminho para mostrar para os meus alunos.”

‘Livro, Leitura, Alfabetização e Cidadania’

‘Livro, Leitura, Alfabetização e Cidadania’

‘Livro, Leitura, Alfabetização e Cidadania’

‘Livro, Leitura, Alfabetização e Cidadania’

da Escola do Parlamento

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