Livro sobre a primeira legislatura é lançado na Câmara

RenattodSousa
LIVRO-1_LEGISLATURA-5122012-Rtto__6311-72-ABRE

A Câmara Municipal recebeu nesta quarta-feira o lançamento do livro São Paulo na Tribuna: Primeira Legislatura, que recorda a atuação dos primeiros vereadores da cidade de São Paulo, eleitos em 1947. Organizado pelo jornalista e pesquisador Luiz Casadei, com apoio da professora Carla Reis Longhi, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), o livro relembra leis, projetos, tramitações, discussões, histórias e fotos dos vereadores e da antiga sede da Câmara, o Palacete Prates.

Segundo José DAmico Bauab, um dos autores do livro e pesquisador do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a obra destaca a atuação de vereadores que ficaram para a história. Tivemos grandes nomes como Marrey Junior, Jânio Quadros e Cândido Sampaio, destacou.

Para prestigiar o lançamento, esteve presente o professor Décio Grisi, último vereador vivo daquela legislatura. Então com 29 anos, ele fazia parte da chamada tropa juvenil. Era muito atuante e participava dos chamados comandos da madrugada. Após os expedientes na Câmara, costumava ir até os bairros mais distantes da cidade com o objetivo de escutar os anseios das populações mais carentes, afirmou Bauab.

De acordo com o pesquisador, como o período foi marcado pelo processo de redemocratização, ao final da ditadura Vargas, os vereadores assumiram confiantes por tempos melhores para a democracia brasileira.

O livro também traz à tona um fato que marcou a política da época, classificado por Bauab como carnificina político eleitoral. Ele explica que 15 vereadores tidos como comunistas, eleitos em 1947 pelo Partido Social Trabalhista, tiveram seus registros de candidatura cassados às vésperas da posse. Eles acordaram em 1º de janeiro de 1948 sem seus mandatos, destacou o pesquisador.

Para o vereador Police Neto (PSD), presidente da Casa, é importante que a história seja conhecida pelos cidadãos para que sirva de lição. Neste momento em que estamos verdadeiramente entregues às comissões da verdade, que toda verdade seja resgatada, afirmou.

Confira o vídeo:

{youtube}3Ehofka5ouw&rel=0|560|315|{/youtube}

(05/12/2012 21h42)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também