Medicamentos extraídos da cannabis são tema de projeto que tramita na Câmara

FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

O PL (Projeto de Lei) 604/2023, autoria do vereador Dr. Adriano Santos (PSB), implementa a política municipal para o uso de produtos com cannabis para fins medicinais, além da distribuição gratuita nas unidades de saúde pública municipal e privada ou conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A matéria tem como diretriz a adequação da discussão sobre o uso medicinal da substância, com base em padrões e referências internacionais, para proporcionar maior acesso à saúde e atendimento adequado. A ideia é diagnosticar e tratar pacientes com medicamentos extraídos da cannabis e que possuam eficácia comprovada, bem como produzir conhecimento científico sobre o assunto.

O autor da matéria justifica, na formulação do Projeto de Lei, que “houve avanço nas pesquisas de uso medicinal da cannabis e a comunidade científica passou a intensificar a investigação sobre como este composto poderia ser otimizado e utilizado para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A substância canabidiol, sendo um dos canabinóides presentes no extrato da planta Cannabis Sativa, foi reclassificada para substância de controle especial, segundo decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ficando permitida a sua comercialização e uso para fins terapêuticos”.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Dr. Adriano Santos (PSB). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também