Médicos e blogueiros discutem informações e limites da web

BlogueirosSade1

Quando uma questão de saúde aflige o internauta brasileiro a primeira coisa a ser feita é consultar o Dr Google, onde a maioria das pessoas procuram referências a respeito de sintomas de doenças e tratamentos. Muitas vezes o que acham são informações erradas, confusas e nada confiáveis. Entretanto, um grande grupo de blogs e ativistas em redes sociais se preocupam em orientar corretamente essas pessoas pela web.

Neste contexto, o Blog Artrite Reumatoide e o Grupo EncontrAR promoveram no sábado (8/6) o 1º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde, com apoio do médico e vereador Marco Aurélio Cunha (PSD). Para o parlamentar, é muito importante a discussão para que as informações online sejam passadas de forma correta e responsável. Quem trabalha na área médica sabe até o onde o tratamento deve ir, o que se pretende atingir, neste sentindo, os blogs de saúde também devem ter essa responsabilidade: saber sempre o limite onde se pode chegar, sem excedê-los, observou.

O evento tem como objetivo ser um marco inicial para a união e fortalecimento dos blogueiros e ativistas em redes sociais que abordam temas ligados à saúde. Érika Vitorino da Associação de Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Raras (Afag) ressaltou que hoje muitas informações e dúvidas começam a ser respondidas por blogs especializados.

Por isso, incentivar a democratização da informação correta e a importância desses formadores de opinião como agentes de transformação social é fundamental, na opinião de especialistas. O geneticista Wagner Baratela ressaltou a necessidade da checagem constante do que é divulgado pelos blogs, para que a informação passada às pessoas seja a mais correta possível. Os recursos para tratamento, as informações médicas, o apoio, e onde procurar determinado remédio deve estar no limite funcional de cada blog, com muita responsabilidade, enfatizou.

Redes  Sociais

Durante o encontro, foram abordados temas como tecnologias em saúde, com palestra do médico Otávio Clark; e a informação de qualidade na web, moderado pela médica Luciana Holtz, com participação de diversos blogueiros da área de saúde.  Cristiane Benvenuto Andrade, do Blog do Hospital Israelita Albert Einstein, também mostrou que o Dr. Google veio pra ficar.

Direito em saúde com responsabilidade também foi abordado pelo palestrante Tiago Farina Matos. A parte técnica da web e a comunicação correta relacionada à saúde nas redes sociais também foram abordadas no encontro pelos especialistas Robson Guimarães e Érica Marques. Os cases do Instituto Unidos Pela Vida e do Grupo EncontrAR também foram lembrados.

O Ministro da Saúde Alexandre Padilha também encaminhou mensagem em vídeo mostrando a preocupação federal com os blogs e redes sociais atuais, no sentido do recebimento de críticas e resolução de demandas apresentadas pela população.



(10/6/2013 – 10h10)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também