Meio Ambiente discute medidas para recuperar parques lineares

A dificuldade da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em manter em dia a manutenção dos 17 parques lineares da cidade de São Paulo — o Executivo pretende aumentar em mais de 30 até o fim de 2012 — foi assunto da reunião da Comissão de Meio Ambiente nesta quarta-feira. Um dos encaminhamentos do colegiado será o de elaborar uma emenda ao Orçamento, atualmente em tramitação na Casa, para aumentar a verba destinada à educação ambiental, com o objetivo de diminuir a depredação dos espaços verdes da cidade.

Segundo Rosélia Ikeda, da SVMA, os parques lineares, que somam 1,6 milhão de metros quadrados, exigem da pasta uma articulação de todos os setores, inclusive os conselhos com participação dos moradores de cada região. Perdemos a noção do uso da área pública como área de todos, que deve ser respeitada, afirmou.

Rosélia reconheceu que a manutenção dos parques ainda é insuficiente, porém rejeitou a ideia de que estariam abandonados. Ela elogiou ações conjuntas que ocupam alguns parques lineares da cidade, como feiras organizadas por Unidades Básicas de Saúde e atividades da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, mas concorda com os parlamentares que a educação é imprescindível.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Natalini (PV), precisamos de um programa de educação ambiental que vá até as pessoas, não fique esperando dentro dos parques. Apesar de lamentar a situação de diversos espaços verdes da cidade, ele é concorda com a metodologia da SVMA de manter os parques lineares abertos. O povo não é gado, cerca é uma medida extrema e o parque linear tem que ser aberto. A população vai entender que aquilo é um espaço dela, para ser cuidado, argumentou.

(07/12/2011 – 15h02)

 

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também