Movimentos levam discussão do zoneamento para o Câmara no Seu Bairro

jj

     Na reunião, participantes pediram preservação de zonas mistas para garantir emprego próximo
                                                   Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

Representantes de diferentes movimentos que defendem a alteração de Zer (Zona Estritamente Residencial) para ZM (Zona Mista) no projeto de revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – zoneamento – participaram neste sábado (12/9) da sessão pública do Câmara no Seu Bairro realizada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

“Nos organizamos para participar deste debate para pedir aos vereadores que a minuta apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano seja mantida no projeto de zoneamento que está em tramitação na Câmara”, explicou o integrante do Movimento ZER Legal – que defende interesses de famílias prejudicadas com imóveis em zonas exclusivamente residenciais Christian Bojlesen.

De acordo com os representantes dos movimentos, a legislação vigente desde 2004 está defasada e faz com que os comércios estejam ilegais. “O Campo Belo era um bairro com corredores de comércio e serviço, mas com a lei atual houve mudanças. No entanto, precisamos preservar essas áreas para garantir que as pessoas tenham trabalho perto de suas casas”, acrescentou Bojlesen.

Para os representantes da Associação São Benedito Legal, no bairro Alto da Boa Vista, o zoneamento na rua São Benedito Legal deve ser revisto para que as empresas que não estão instaladas nas extremidades da via, onde o uso é misto, sejam regularizadas.

“Queremos que o zoneamento seja aprovado com a minuta, do jeito que está”, declarou Márcio Sartori, integrante da Associação.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Donato (PT), explicou que as sugestões apresentadas de zoneamento serão encaminhadas para a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. “O projeto está em tramitação nesse colegiado e estão sendo realizadas audiências públicas e temáticas. Em Santo Amaro será no próximo dia três, contamos com a participação de todos”, disse.

2 Contribuições

Carlos Augusto Nascimento

Estive presente contudo tive que sair antes que fosse chamado para falar, pois levei a filha também participante para simulado de vestibular demonstrando nosso interesse e o tema que eu e minha esposa Cristina Riskalla falaríamos era exatamente a necessidade de estabelecer o uso misto para todo o Campo Belo a fim de que no futuro a situação se agrave com o abandono dos imóveis por seus proprietários, muitos herdeiros que não conseguem um destinação para o bem e deixam fechado propisciando risco de meio de invasão por meliantes aos imóveis ocupados. É importante que os Vereadores estejam atentos à vontade dos moradores e ocupantes do bairro e estejam certos que essa mudança além de trazer de volta o interesse de ocupação do bairro como com certeza haverá considerável melhoria ambiental já que moradores de uso misto costumam preservar e até sumentar a qualidade ambiental da região, situação que não ocorre na maioria das ZER. É hora de mudança para São Paulo evoluir coisa que não ocorreu com a Lei de Zoneamento ora em vigorm

Responder
Sonia M.M. Jakociuk

Concordo ! Moro na Rua Fausto Delduque e acontece oque foi relatado , casas fechadas e invasão de moradores de rua ( Noias) , após ás 20;00 horas nínguem se atreve a sair de casa, no fim de semana me afastei de casa , para ir ao mercado qdo voltei tinham invadido minha casa e estava tudo revirado , meu noot book roubado, chamei a polícia e parece que não podem fazer nada. sinto que os valores se inverteram bairro abandonado , embaixo do viaduto da Vereador José Diniz cheio de drogados usando craque e outras drogas uma sujeira , por isso tenho certeza que com a mudança do zoneamento para zona mista tudo isso vai mudar, estou exausta de ver zumbis nas ruas do meu bairro.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também