Mudança de Zoneamento de área no Pacaembu gera polêmica em audiência pública de Política Urbana

Juvenal Pereira
Política Urbana
Pedro Ernesto protesta contra PL que propõe mudança de zoneamento em área do Pacaembu

 

Durante audiência pública da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio-Ambiente, nesta quarta-feira (02/12),  participantes da Associação Viva Pacaembu mostraram suas divergências com o texto do PL 675/09, de autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) e outros,  que prevê a mudança do Zoneamento de uma área de 48 mil metros quadrados onde ficava a antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem),  no bairro do Pacaembu.

A área foi adquirido pela Fundação Faculdade de Medicina da USP há mais de 10 anos com o objetivo de se  criar uma escola de pós graduação, para isso, o local tem que deixar de ser uma Zona Estritamente Residencial (ZER)e se tornar uma Zona de Ocupação Especial (ZOE). É essa mudança que o PL 675/09 propõe.
 
Flávio Fava, diretor da Fundação Faculdade de Medicina da USP, garante que a instituição vem cuidando do local, que é patrimônio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e possui 450 árvores registradas. “Nós apenas queremos corrigir um equívoco. Não é possível uma área de quase 50 mil metros quadrados ser uma propriedade residencial”, defendeu o diretor.
 
Pedro Ernesto, vice- presidente da Associação Viva Pacaembu, não concorda com os argumentos do diretor. “Haverá uma perda de qualidade ambiental. O lugar é um pulmão para a cidade de São Paulo. A partir do momento que o zoneamento for mudado não teremos controle do que acontecerá lá”,afirmou Pedro.
 
O vereador Juscelino Gadelha (PSDB) afirmou que é um dos maiores defensores dos patrimônios da cidade e é a favor da mudança. “ Neste caso, o patrimônio público vem sendo bem preservado pela Fundação. Acho importante incentivar projetos que apoiem a pesquisa. A sociedade se beneficia”, justificou Gadelha.
 
Após a audiência pública a Comissão realizou reunião ordinária e aprovou os seguintes projetos:
 
PL 16/09 de autoria do vereador Juscelino Gadelha
PL 46/09 de autoria do vereador Adolfo Quintas (PSDB)
PL 56/09 de autoria do vereador Ushitaro Kamia (DEM)
PL 113/09 de autoria do vereador Francisco Chagas (PT)
PL115/09 de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM)
PL 267/07 de autoria da ex-vereadora Claudete Alves
PL 274/08 de autoria do vereador Gilberto Natalini (PSDB)
PL 314/09 de autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues(PR)
PL 329/09 de autoria do vereador Paulo Frange (PTB)
PL 415/02 de autoria do ex-vereador Adriano Diogo
PL 542/97 de autoria do vereador Wadih Mutran (PP)
PL 514/09 de autoria do vereador Quinto Formiga (PR)
PL 535/09 de autoria do vereador Penna (PV)
PL 548/09 de autoria do vereador Toninho Paiva (PR)
PL 644/08 de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB)
 
Além do vereador Juscelino Gadelha, também participaram da audiência pública os vereadores Carlos Apolinário (DEM), José Police Neto ( PSDB), Chico Macena ( PT) e, Zelão (PT).

 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Política Urbana
Carlos Apolinário
Juvenal Pereira
Política Urbana
Flávio Fava
Juvenal Pereira
Política Urbana
Pedro Ernesto

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também