Na CPI dos Animais, vereadores repercutem multa do Ibama contra o Facebook

Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Reunião da CPI dos Animais desta quarta-feira (3/8)

HANNA BELTRÃO
DA REDAÇÃO

Na primeira reunião do semestre da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Animais, realizada nesta quarta-feira (3/8), o presidente da Comissão, vereador Felipe Becari (UNIÃO), falou sobre a multa de R$ 10 milhões aplicada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) à rede social Facebook, pela falta de controle em relação a animais silvestres traficados em todo Brasil através de grupos na rede social. O requerimento foi protocolado pela CPI antes do recesso parlamentar.

“Isso é uma grande vitória. Claro que 10 milhões pra uma companhia desse tamanho talvez não seja algo que impacte no seu orçamento, mas demonstra um grande avanço. Comprova um resultado que começa no Legislativo e que vai parar ali. Nos orgulha muito, até então nunca tinha acontecido. Foi um grande passo”, disse Becari.

Foram aprovados três requerimentos de autoria do presidente do colegiado. Dentre os documentos aprovados, está a solicitação da cópia do processo relacionado à multa aplicada ao Facebook, informando se ela já foi paga ou não, além da cópia do dossiê que investiga a rede nacional de tráfico de animais também na plataforma e no WhatsApp.

Na ocasião, o parlamentar também comentou sobre as diligências feitas, na última terça-feira (2/8), em Mairinque, no interior de São Paulo, onde acompanhou uma operação contra o tráfico de animais silvestres. A ação resultou na apreensão de 13 macacos saguis, 1 macaco-prego que está ameaçado de extinção, um cachorro e um esquilo voador. “Todo esse trabalho social, investigativo, vem corroborando através dos meios que temos aqui, jurídicos, legais, para que a gente consiga combater e fechar o cerco em relação ao tráfico ilegal de animais silvestres que, hoje, é o terceiro maior mercado ilícito do Brasil”.

Ele ressaltou a importância das oitivas feitas nas últimas reuniões com representantes sociais que combatem o tráfico de animais silvestres, como a Ampara Animal e a Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados, que atua desde 2010 no país para combater com mais rigor o comércio.

Vice-presidente da Comissão, a vereadora Ely Teruel (PODE) cobrou ainda a punição para os compradores desse comércio ilegal. “Porque o prejuízo pra vida desses animais que, muitas vezes, perdem a própria vida nesse tráfico, é absurdo”, enfatizou.

Além do presidente da CPI, o vereador Felipe Becari (UNIÃO) e da vice-presidente, vereadora Ely Teruel (PODE), os vereadores Rodrigo Goulart (PSD) e Sandra Tadeu (UNIÃO) também participaram da reunião. Assista aos trabalhos desta quarta na íntegra clicando no vídeo abaixo:

A Comissão

A CPI dos Animais foi criada para apurar todas e quaisquer irregularidades no comércio ilegal de animais, desde a criação clandestina, o comércio ilegal em todas as suas formas e facetas, além de crimes envolvendo animais, como estelionatos de supostas ONGs (Organizações Não Governamentais).

Uma Contribuição

Margarida Carmo soares

Perfeito. O Facebook bloqueia contas de qquer usuário quando crítica ação de crimes contra animais. Isso mostra o quanto não se preocupam com maus tratos.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também