Nova Diretoria do CRF-SP é empossada na Câmara Municipal

DA REDAÇÃO

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) realizou encontro no auditório Prestes Maia, da Câmara Municipal, na noite desta sexta-feira (11/12), por iniciativa da vereadora Edir Sales (PSD), para oficializar a posse de sua nova diretoria – reeleita para o biênio 2016-2017.

“Hoje é a posse, com muita honra, aqui na Câmara Municipal de São Paulo, do Conselho Regional de Farmácia, onde o presidente Pedro Menegasso se reelegeu pela terceira vez”, afirmou Edir Sales.

Em 2014, o órgão, que abrange mais de 60 mil farmacêuticos, realizou quase 1500 autuações em estabelecimentos que atendiam de forma ilegal, bem como residências onde medicamentos eram comercializados. De acordo com a vice-presidente do CRF, Dra. Raquel Rizzi, a expectativa é que o número de ocorrências diminua ano a ano.

“A gente tem diminuído comprovadamente isso. Por quê? Temos uma fiscalização hoje muito mais orientativa do que punitiva. Nosso departamento de orientação, que cresceu 240% nesse último ano, possui vários farmacêuticos trabalhando lá dentro pra orientar os próprios farmacêuticos a atender a população com qualidade”, comentou.

O presidente reeleito, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, analisa que nos últimos anos, sob seu comando, o órgão realizou trabalhos importantes e que a conscientização é a chave para a melhoria contínua dos serviços.

“O conselho implementou uma série de políticas para valorizar, para tornar o farmacêutico conhecido na sociedade, pra valorizar o profissional, pra fazer com que o cidadão fique consciente do seu direito de receber assistência farmacêutica em qualquer farmácia que ele frequente. Essas ações todas foram feitas nesses quatro anos de uma forma intensiva, com bastante investimento, porque a gente entende que a conscientização é que vai fazer a mudança necessária”, pontuou Menegasso.

Já o deputado federal Ivan Valente (PSOL), que prestigiou a posse, lembrou que empenho do Conselho para que os deputados aprovassem, na Câmara Federal, uma lei que há muitos anos era reivindicada, foi muito importante.

“Colaboram muito, inclusive, para a aprovação da lei 13.021/2014, lá no Congresso Nacional, que obriga a presença de um farmacêutico em toda farmácia em horário integral enquanto ela estiver aberta. Não haverá ‘empurroterapia’, ou seja, a venda indiscriminada que gera, inclusive, intoxicações, etc”, parabenizou.

O cumprimento irrestrito desta lei, inclusive, é uma das metas para a próxima gestão, conforme adiantou Menegasso.

“O desafio mais urgente é fazer com que essa nova legislação seja aplicada efetivamente. Tanto que o cidadão tome consciência de que tem mais esse direito agora, e que ele pode contar com assistência farmacêutica de uma maneira mais ampla e um melhor atendimento a saúde nas farmácias”, disse.

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) também compareceu a cerimônia de posse.

Veja também na reportagem da TV Câmara:

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também