Edital dos ônibus e velocidade das Marginais mobilizaram Comissão de Trânsito

Ericka Perestrelo | Câmara Municipal de São Paulo

Novo edital do transporte público de passageiros marcou discussões da Comissão de Trânsito

DA REDAÇÃO

A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia tratou de assuntos fundamentais para a cidade de São Paulo neste primeiro semestre, como o novo edital de licitação do sistema de transporte de passageiros de ônibus da capital paulista.

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, informou que a Prefeitura de São Paulo quer concluir a licitação e, se não houver contestações, assinar os novos contratos ainda este ano.

O presidente da Comissão de Trânsito, Senival Moura (PT), disse que a Câmara vai monitorar todo o processo. “Trata-se da maior licitação de transporte público do mundo. Por essa razão, a Comissão exercerá um papel importantíssimo”.

Para o vereador João Jorge (PSDB), membro da Comissão de Trânsito, a Câmara Municipal precisa interferir diretamente nesse assunto. “Vamos opinar diretamente ao prefeito e à Secretaria de Transportes. Essa é a nossa missão. Falar diretamente com os elaboradores do projeto, atendendo sempre as demandas que chegam até nós”.

Outra questão que mobilizou os vereadores da Comissão de Trânsito foi a velocidade das Marginais Tietê e Pinheiros. O Programa Marginal Segura, criado na gestão do prefeito João Doria, aumentou a velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê, de 50 km/h para 60 km/h, na via local, à exceção das faixas da direita, ao lado das calçadas e nos corredores de ônibus, mantidas em 50 km/h; de 60 km/h para 70 km/h, na via central; e de 70 km/h para 90 km/h, na via expressa.

O secretário Sérgio Avelleda explicou que as marginais foram adequadas ao conceito de rodovia, e estão sendo estruturadas dessa maneira.

“Quando você vai pegar uma rodovia, ela tem um conjunto de ações que garantem a sua segurança. Você tem informação, sinalização, fiscalização, você tem o gerenciamento da via. O que nós fizemos foi aplicar todos esses conceitos nas marginais”, disse.

O vereador Alessandro Guedes (PT) não se convenceu com as explicações.

“Todos os estudos do planeta indicam que quanto menos velocidade, menos acidente tem”, disse.

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