Osmar Santos é homenageado no Dia do Rádio

DIA_DO_RADIO_HOMENAGEM_A_OSMAR_SANTOS-25-09-2014-ANDRE_BUENO-7106-72ABRE
Rádio Web Câmara durante gravação do programa ao vivo na Sala Tiradentes. Foto: André Bueno/CMSP

RAFAEL CARNEIRO CUNHA
DA REDAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira (25/9), a Web Rádio Câmara São Paulo celebrou o Dia do Rádio com uma homenagem ao ex-narrador esportivo Osmar Santos. Um programa ao vivo foi realizado nas dependências do Palácio Anchieta, com direito a plateia e aos melhores históricos do esporte narrados pelo pai da matéria.

Leia também:
Ripa na chulipa!, pois Osmar Santos continua com a bola toda

Apresentado pelo coordenador da Web Rádio Câmara, Carlos Maglio, o programa contou com a participação de Wagner Belmonte, da TV Câmara, do narrador Paulo Soares, de Eduardo Ribeiro, do Portal Jornalistas e Cia e do presidente do Legislativo, José Américo (PT).

Me apaixonei pelo rádio por causa do Osmar. Liguei uma vez o rádio, nem sabia o que era aquilo direito, mas ele [Osmar] estava narrando pela Jovem Pan, lembrou Paulo Soares.

IDIA_DO_RADIO_HOMENAGEM_A_OSMAR_SANTOS-25-09-2014-ANDRE_BUENO-7121-72MIOLOO

Osmar Santos e o coordenador da Web Rádio Carlos
Maglio, durante transmissão. Foto: André Bueno/CMSP

Osmar não conseguiu esconder a alegria de participar dessa homenagem. Em sua cadeira de rodas, ele riu, esboçou comentários e agradeceu os aplausos que recebeu em diversos momentos. No mês de dezembro de 1994, ele sofreu um acidente automobilístico quando viajava de Marília a Lins, ambas no interior de São Paulo, e ainda tem dificuldades em falar.

O Osmar marcou um território, criou uma linguagem, ultrapassou limites. As transmissões dele eram um show, afirmou José Américo.

Para Maglio, só falar em Osmar Santos já é prestar uma homenagem. Ele é sem dúvidas um sucesso, não só pela narração esportiva, mas também pelo envolvimento dele com as Diretas Já.?

Durante o programa, foram ouvidos depoimentos de profissionais do rádio e TV que tiveram a oportunidade de trabalhar  com Osmar Santos, como Fausto Silva, Osvaldo Pascoal, José Silvério e de outras personalidades da mídia esportiva.

O rádio paulista tinha uma pecha de muito ranzinza e o Osmar talvez tenha começado a diminuir bastante isso, disse José Silvério, da Rádio Jovem Pan.

Existe uma história no rádio esportivo antes e outra depois do Osmar Santos. Ele foi um cara que elevou ao máximo a emoção que o rádio pode trazer, afirmou o jornalista Juca Kfouri, atualmente na CBN.

Confira galeria de fotos do evento:

{AG}{/AG}?

(25/09/2014 – 20h53)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também