Ouvidoria da Câmara registra 289 manifestações em setembro

RODRIGO ASSIS
DA REDAÇÃO

No mês de setembro, foram registradas pela Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo 289 manifestações, contra 254 manifestações no mês de agosto, de acordo com o relatório mensal. O canal de atendimento mais utilizado foi e-mail, com 58% das manifestações, seguido pelo WhatsApp (16%), Portal do Cidadão (15%), telefone (6%) e presencial (5%).

Entre munícipes que procuraram a Ouvidoria, 56% declararam ser do gênero feminino, seguidos de 35% do gênero masculino e 8% que não informaram, podendo também ser anônimos ou instituições.

A área onde mais predominam manifestações, de acordo com o relatório, é de regiões não informadas, com 249 solicitações (89%), seguida pela zona central (4%), 3% na zona sul e em outras cidades de São Paulo, 2% na zona oeste e 1% nas zonas leste e norte.

A maior parte das demandas da Ouvidoria foram solicitações de informação (61%), 30% foram livres manifestações, seguidas de solicitação de providência (5%), reclamação (2%), enquanto relato pessoal, sugestão, crítica e denúncia somam aproximadamente 2%.

A maioria dos atendimentos estão ligados sendo 86 ligados à pasta da habitação, seguidos de 78 registros de assuntos privados e 59 relacionados à Câmara Municipal. Outras manifestações, relacionadas às secretarias municipais, somam 44. Os demais atendimentos referem-se a assuntos federais (7), Projetos de Lei (3), assuntos estaduais (4), outras Prefeituras (1) e ONGs (1). Em setembro, todas as manifestações foram ou serão solucionadas nas instâncias da Câmara.

Confira aqui a íntegra do relatório com gráficos e outras informações.

Lei de Acesso à Informação

A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo também é responsável por divulgar o relatório referente à LAI (Lei de Acesso à Informação), que traz dados sobre as tratativas das demandas recepcionadas no Sistema de Informação ao Cidadão e no Sistema de Atendimento da própria Ouvidoria Parlamentar.

O prazo estabelecido pela LAI para atendimento das demandas é de 20 dias, com mais 10 prorrogáveis. Todos os meses, a Ouvidoria trabalha em conjunto com os outros setores da Casa para cumprir este prazo, e desta forma, as demandas pendentes de meses anteriores estão em análise nos setores competentes.

Em setembro, foram registradas 24 demandas relacionadas à LAI, nenhuma passível de classificação sigilosa. Todos os registros são referentes a:

– Solicitações de informações referentes à folha de ponto e registro de frequência de Agentes Públicos da CMSP;

– Solicitações de informações referentes aos pedidos de Acesso à Informação;

– SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) – em formato de planilha de 2012 a 2022;

– Solicitações de cópias referentes ao Relatório SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) contendo a quantidade total de pedidos atendidos, deferidos e indeferidos de 2012 a 2021;

– Solicitação de informação sobre a cassação de prefeitos do Município de São Paulo em trâmite na CMSP.

Para acessar o relatório de atendimentos da LAI (Lei de Acesso à Informação) de setembro, basta clicar neste link.

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