Para ex-secretário, é preciso ter critério na implantação de faixas de ônibus

Bussinger2
Frederico Bussinger, secretário municipal do Transporte entre os anos de 2005 e 2007 acredita que as faixas exclusivas de ônibus, uma das principais bandeiras da gestão Fernando Haddad (PT), estão sendo implantadas “sem critérios e em locais onde não há necessidade”. Para ele, isso pode gerar grandes problemas no trânsito de São Paulo. A afirmação foi feita na aula de sábado (22/3) do 7º Curso Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter

“As faixas estão sendo implantadas à solta. Tenho receio de que com tantas faixas implantadas se crie uma resistência a elas. Se isso acontecer será um desastre”, salienta. Por outro lado, Bussinger afirma que elas são importantes, já que podem ajudar a diminuir o custo unitário da produção do transporte, já que a velocidade dos veículos aumenta e consequentemente mais passageiros podem utilizá-los. Porém, segundo o ex-secretário, é preciso usar essas medidas onde elas são mais eficientes. Desde o ano passado foram criadas 318 km dessas vias.

Outros veículos na faixa
 Um Projeto de Lei (28/2014) que prevê a utilização das faixas exclusivas de ônibus por veículos de transporte escolar, sejam eles gratuitos ou privados, está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo. De autoria do vereador Gilson Barreto (PSDB), o objetivo do PL é reduzir o tempo em que os estudantes passam no interior do veículo durante a ida e a volta do colégio. Recentemente, a prefeitura liberou a circulação de táxis desde que estejam com passageiros e não seja em horário de pico em algumas faixas como a do corredor Norte-Sul, a das Marginais e a da Avenida Corifeu de Azevedo Marques.

Repórter do Futuro
Bussinger participou do curso Descobrir São Paulo Descobrir-se repórter, do projeto Repórter do Futuro. Além dos corredores de ônibus, o ex-secretário e atualmente Consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt) também expôs para os cerca de 20 estudantes presentes os problemas e as possíveis soluções para a o transporte e a mobilidade em São Paulo. Um dos assunto que abordou, por exemplo, foi a integração entre hidrovias, ferrovias e rodovia para o transporte de carga. ?(Rafael Carneiro da Cunha)

LEIA:

– Bussinger defende pacto social para melhorar a mobilidade urbana

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também