PL pretende revogar leis inúteis e obsoletas a partir da década de 80

DA REDAÇÃO

Revogar milhares de Leis ociosas, contribuindo para a desburocratização da cidade de São Paulo. Essa é a proposta contida no Projeto de Lei (PL) 318/2017, do vereador Fernando Holiday (DEM).

Na justificativa do Projeto, o vereador defende que o excesso de Leis inúteis e obsoletas contribui para a burocracia, para a falta de incentivo ao empreendedorismo, e para a corrupção.

Algumas das Leis eram úteis quando da sua promulgação, mas, com a novas Leis federais ou estaduais sobre o tema, tornaram-se inúteis.

Outras delas são meros atos administrativos, que já produziram seus efeitos (é o caso de muitas Leis que dispõem sobre mudança de nome de logradouros). Revogá-las não terá efeito prático, mas efeito simbólico, diminuindo o número de Leis. Por fim, há outras que não têm qualquer utilidade para a população, servindo apenas para atrapalhar a vida dos cidadãos.

Holiday ressalta que este Projeto não inclui nenhuma Lei capaz de causar polêmica, ou que seja amplamente conhecida pelas pessoas. Apenas Leis desconhecidas, de pouco efeito prático ou obscuras, foram incluídas.

No catálogo estão Leis das décadas de 80 e 90 do Século XX e da primeira década do Século XXI. As Leis anteriores a 1980 ainda precisam ser catalogadas – o que não é tarefa simples, pois os registros de informática da época não são confiáveis.  A iniciativa de revogar diversas Leis de uma só vez não é inédita. A Câmara dos Vereadores já o fez por meio da Lei Municipal nº 14.106 .

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Fernando Holiday. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também