PL que autoriza a redução da jornada semanal do quadro de apoio educacional tramita na Câmara

DA REDAÇÃO

O PL (Projeto de Lei) 216/2019, de iniciativa do vereador Celso Giannazi (PSOL), autoriza o Poder Executivo a reduzir a carga semanal do quadro de apoio educacional sem redução salarial ou impactos na carreira e demais vantagens, bem como a estender o recesso escolar do mês de julho.

O projeto já foi aprovado em primeira discussão e segue em tramitação na Casa.

Confira mais na entrevista feita pela repórter Hanna Beltrão para a Rede Câmara SP:

30 Contribuições

MICHELLE DA SILVA SERAFIM BERNARDO

Sou profissional do quadro de apoio e tenho certeza que uma melhor qualidade de vida aos profissionais irá impactar positivamente o trabalho oferecido às crianças.

Responder
Eduardo Alves Oliveira

Justo e necessário, assim como os professores os tios e tias também lidam diretamente com os alunos

Responder
Letícia Sales dos Santos

Aprovem, por favor! Sou do quadro de apoio e só não faço cursos para melhorar meu desempenho dentro da escola por falta de TEMPO! J30 para o quadro de apoio terá impactos muito positivos.

Responder
Marta Joca da Silva Santos

Já demorou demais para aprovarem o J30, precisamos ser reconhecidos dentro das unidades escolares , afinal trabalhamos 8h e 30m com todas as salas e todas as crianças enquanto os professores tem cada um seus alunos e suas salas específicas e o apoio auxilia a todos . É muito desgastante

Responder
Juci silva

Sou Auxiliar técnico a 15 anos e estou com problemas mentais agravados pelo excesso de pressão do trabalho, peço a Deus que venha essa redução de carga horaria, pq,sem essa redução não tenho esperança que conseguirei voltar a trabalhar normalmente!!

Responder
Augusto Almeida

O J30 é algo muito necessário para a categoria, visto que a escola é um ambiente com muito barulho e muito exaustivo, só quem trabalho em ambiente escola entende esta necessidade de forma plena.

Responder
Paulo Rogério Santos

Estamos adoecendo emocionante, talvez mais que professores e poucos, muito poucos políticos,s e preocupam com nossa saúde mental e emocional. Recebemos ofensas, ameaças, separamos as piores confusões, temos que verificar o por quê da imensa demora nos banheiros, ficamos atentos a riscos de brigas na saída, separamos brigas na escola e na saída… entre giz que nos acertam ou não estamos esgotados e cansados com essa quantidade de tempo de trabalho. Além de tudo isso perdendo audição e tendo excesso de stress por exposição prolongada a intenso barulho. Pedimos um pouco de justiça e compreensão. Apenas isso. Justiça é compreensão! Estamos adoecendo e precisamos que as pessoas que fazem as leis da cidade valorize um pouco mais a quem trabalha para a cidade para podermos oferecer um serviço de melhor qualidade. Adoecendo sempre teremos menos a oferecer. Que Deus ilumine os que decidem a situação dis trabalhadores dessa cidade.

Responder
Juci silva

Nossa!Você falou tudo!
Eu estou doente desenvolvi esquisofrenia pela pressão no trabalho!
E não vou trabalhar enquanto não estiver bem.Muitas pessoas trabalham doentes para pegar premio de gratificaçao.Se todos que estão doentes saíssem eles iriam dar atenção no que está acontecendo com a gente mais infelizmente não é assim.

Responder
Paula

Já demorou para autorizar essa PL, o quadro de apoio deveria ter todos os direitos que um professor têm, afinal são educadores ou não?? É um trabalho que exige muito do funcionário, ao contrário do que alguns pensam. É essencial a redução da carga horária, sem redução de salário lógico, para que o quadro de apoio tenha uma qualidade de vida melhor, afinal é o que se busca para que o ser humano não tenha problemas psicológicos e físicos e não tenha que se afastar do trabalho por doença o que é prejudicial para todos, inclusive para a prefeitura e para as nossas crianças que é o foco da educação!!

Responder
Fellipe L L Moreira

Acredito que é essencial para manter o quadro de apoio, pois muitos dos funcionários do QA possuem qualificação técnica ou superior e acabam deixando o cargo e ou adoecendo, o J30 seria ótimo pois manteria o quadro e também possibilitaria o funcionário a exercer outras funções, tais como clinicar, lecionar etc.

Responder
Claudia

O quadro de apoio pede socorro!!
Até quando iremos ser tratados com tanta diferença, como pode tanta desvalorização para um profissional da área da Educação, não podemos admitir !!

Responder
Miriam Igesca

Escola é um ambiente de trabalho muito desgastante. Tomara que os senhores vereadores compreendam que nós da equipe de apoio compartilhamos do mesmo ambiente que os professores. Sujeitos ao mesmo desgaste psicológico e não temos direito a um tempo menor de aposentadoria. Trabalhar 6 horas proporcionaria uma melhor qualidade de vida aos desprezados membros da equipe de apoio que amargam a desvalorização profissional, baixos salários e um plano de carreira indigno.

Responder
Doroti

Precisamos muito dessa redução de jornada para que possamos servir melhor os alunos com qualidade de atendimento e também auxiliar melhor o quadro docente e os gestores escolares com menos comprometimento da saúde mental e física.

Responder
Marcos

Já é uma tendência em outros países a redução da jornada de trabalho. Além do funcionário que ganha sim qualidade de vida, as faltas por adoecimento físico e mental diminuirão com certeza.

Responder
Elaine Prince

Precisamos urgente da redução da jornada, a escola não funciona sem o quadro de apoio, precisamos ser valorizados.

Responder
ALINE DA SILVA COCITO

Levando em consideração o trabalho excessivo, as cobranças e a alta taxa de afastamento e doenças do quadro de apoio hoje, a redução de jornada seria de extrema importância para a qualidade de vida dos profissionais.
Aguardando ansiosamente pela redução…

Responder
Serafim

Chega de andar na contramão do mundo e da evolução. Redução de jornada de trabalho já é uma realidade em diversos países , que só traz benefícios laborais e muito mais motivação para o desempenho do trabalho. O projeto já teve sua aprovação em primeira votação, o que falta para ser levado adiante? J30 com urgência, nós do quadro de apoio clamamos por isso.

Responder
JACQUELINE PEREIRA DE CASTRO

Eu acredito que se reduzir o horário de trabalho, sem reduzir o salário, terá funcionários com mais assiduidade, com mais saúde mental e física, pois os inspetores lidam diretamente com as crianças e adolescentes, por oito horas e meia, de turma em turma, principalmente intervalo onde eles querem extravasar todas as horas sentados, é a gente que zela e cuida para que não se machuquem, é faz intervenção de conflitos o tempo todo, então precisamos que diminua esse tempo para uma melhor qualidade de vida, pois a mente da gente vai descansar um pouco mais de tudo isso, e nós os ATES secretaria também ao atendimento de muitas vezes, pais com problemas e temos que ter muita paciência para ouvi-los e a responsabilidade de documentos e prazos de entrega.
Nosso trabalho vai melhorar muito.
PRECISA URGENTE! DESSA REDUÇÃO DE JORNADA.

Responder
Marcos Augusto

Mais que merecida, pois é o quadro de Apoio que mais trabalha nas unidades escolares e que menos ganha, em todos os sentidos. Precisamos ser reconhecidos

Responder
Noelia

O j30 não é apenas redução de carga horária. Pensemos em um professor com 35 alunos em um sala, pensamos em seu desgaste físico e mental; agora olhemos para o quadro de apoio com 100,120 alunos em vários períodos durante sua rotina diária. Os desgaste emocio al e fisico sao imperiosos e acarretou em um uso maior do hspm e em seus afastamentos. E observando tambem que no quadro de apoio encontra-se profissionais graduados,pos gradudos e até odontoeados. O j30 não é apenas uma redução de jornada e sim uma valorização da educação e de seus educadores.

Responder
Tiago Cesar

Aprovem isso o quanto antes. Além de melhorar a qualidade de vida dos servidores pode dar oportunidade para novos candidatos ingressarem na carreira pública aumentando as vagas disponíveis.

Responder
Silvia

Os profissionais do quadro de apoio merecem, com certeza terão mais qualidade de vida, trabalhar 40 horas semanais com o passar dos anos acabam deixando esses profissionais doentes.

Responder
Juci silva

Nossa!Você falou tudo!
Eu estou doente desenvolvi esquisofrenia pela pressão no trabalho!
E não vou trabalhar enquanto não estiver bem.Muitas pessoas trabalham doentes para pegar premio de gratificaçao.Se todos que estão doentes saíssem eles iriam dar atenção no que está acontecendo com a gente mais infelizmente não é assim.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também