Prefeitura anuncia programa Mulheres em Todos os Espaços

RenattodSousa/CMSP
DIA-INTER-DA-MULHER-732013-Rtto__0074-72-ABREA Prefeitura aproveitou a véspera do Dia Internacional da Mulher para a divulgação das primeiras ações da recém-criada Secretaria de Políticas para as Mulheres. O programa de Parcerias Transversais Mulheres em Todos os Espaços, como foi anunciado nesta quinta-feira, consiste em articulações com diversas secretarias para a consolidação de políticas públicas que atendem demandas femininas em diversas áreas, como na saúde.

Para o prefeito Fernando Haddad, a secretaria tem ajudado a costurar ações quase que óbvias. Na saúde, isso consiste na priorização de exames ginecológicos com o atendimento massivo de 90 mil mulheres que aguardam para a realização de ultrassom e mamografia. Esses procedimentos são os com maiores filas de espera na rede pública.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do evento e explicou que, neste primeiro momento, os atendimentos irão valorizar as estruturas já existentes, sejam equipamentos públicos ou hospitais filantrópicos já parceiros da Prefeitura. É uma maneira de reduzir filas com foco em quem mais utiliza esses serviços, as mulheres, disse. Padilha oficializou nesta quinta-feira o aporte de R$ 120 milhões para a implantação do Hora Certa na cidade de São Paulo, rede focada em exames clínicos e cirurgias eletivas (que são agendadas).

O presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT), saudou a iniciativa da Prefeitura de criar a Secretaria, um ato importante, segundo ele. Américo também destacou as medidas que combatem a violência e a diferença econômica entre os gêneros na cidade. Denise Motta, secretária de Políticas Para as Mulheres, citou iniciativas no atendimento às vítimas de violência e na prevenção de abusos, com melhorias que vão desde abrigos para mulheres até a iluminação de vias em que já ocorreram episódios desse tipo.

Outra parceria anunciada foi com a Secretaria de Habitação, que passará a conceder a titularidade das novas moradias ou do bolsa-aluguel às mulheres, pois, segundo Denise, isso facilita que elas busquem auxílio em casos de violência, já que não há o medo de perder a casa ou o benefício.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Alfredinho (PT) e Juliana Cardoso (PT).

RenattodSousa/CMSP
DIA-INTER-DA-MULHER-732013-Rtto__0144-72-ABRE

(07/03/2013 – 14h44)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também