Prêmio socioambiental é entregue com a presença de secretário

André Bueno/CMSP

Sessão Solene marcou entrega do Prêmio Responsabilidade Socioambiental

DA REDAÇÃO

Durante Sessão Solene no Auditório Prestes Maia, a Câmara Municipal de São Paulo entregou o Prêmio Responsabilidade Socioambiental para pessoas físicas e jurídicas que se destacaram nessa área. As homenagens foram entregues pela vereadora Aline Cardoso (PSDB), e Gilberto Natalini (PV), vereador licenciado e atual secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. Ele é o autor da Resolução 2/2011, que instituiu a premiação.

Segundo ele, um dos desafios hoje na cidade de São Paulo é aliar as preocupações ambientais com a crise econômica. “A causa da sustentabilidade envolve a questão econômica, social e ambiental. A situação da crise é muito grave e o meio-ambiente é o primeiro que apanha e último que bate. São invasões, pessoas fazendo as coisas de qualquer jeito e dá muito mais trabalho”, afirmou.

No entanto, ele garante que a consciência ambiental tem aumentando na cidade. “Temos enfrentado com as armas de paz que a gente tem. Eu espero suportar todas as dificuldades. Esses homenageados ajudam a fazer isso.”

A organização TNC (The Nature Conservancy), que tem como uma das bandeiras a segurança hídrica no Brasil, foi uma das premiadas. Quem recebeu a homenagem foi Samuel Barrêto, gerente nacional de Água da entidade. Ele chamou a atenção para a recente crise hídrica paulista, que teve início em 2013 e terminou apenas no ano passado.

Nessa época, o Sistema Cantareira, conjunto de mananciais responsável pelo abastecimento de quase 10 milhões de pessoas na capital e na Região Metropolitana, quase entrou em colapso. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) precisou utilizar bombas para captar água do chamado volume morto.

“A sociedade economizou o equivalente a uma Represa Guarapiranga. Até o momento teve uma redução do consumo, mas isso pode se perder”, afirmou Barrêto. Durante a crise hídrica, o poder público incentivou a população a instalar caixas d’água. Segundo o porta-voz da TNT, isso pode ser um risco.

“É uma armadilha da caixa da água ou do reservatório, que nesse momento encheu. Mas continuamos operando no limite da demanda. Qualquer emergência vai entrar no cheque especial”, afirmou.

A vereadora Aline Cardoso disse que a água é uma das preocupações da gestão João Doria (PSDB). Ela destacou que o programa Defesa das Águas, deixado para trás na última administração, foi retomada no governo tucano.

“As pessoas que estão pensando políticas públicas continuam alertas e conscientes para tomar medidas de conservação e proteção, fazendo a sua parte. A água é um desafio para a nossa cidade, sabemos que os mananciais estão sobrecarregados, temos problemas de desmatamento e de falta de proteção.”

Um dos premiados foi o ex-deputado Federal Eduardo Jorge. O sanitarista foi um dos criadores do SUS (Sistema Único de Saúde) e ex-secretário do Verde e do Meio Ambiente da capital paulista. “Eu representei essa força política na Constituição. O sistema da saúde foi talvez a reforma mais importante da constituinte democrática. Antes, dois terços da população brasileira era classificada como indigente, sem o direito assegurado.” Também foram laureados o Instituto 5 Elementos, o advogado Édis Milaré e a Agência Envolverde.

Veja fotos da premiação:

Uma Contribuição

Glaucia M Santelli

Parabéns a todos aqueles que fazem algo pelo meio ambiente. Que aumentem seus esforços pois há muito a ser feito, como por exemplo combater a MP 756.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também