Prêmio Paulista de Esportes reconhece a contribuição dos imigrantes japoneses no País

LUCIANO TEIXEIRA
DA TV CÂMARA

Foram 25 atletas homenageados na entrega do 62º Prêmio Paulista de Esportes realizado nesta quarta-feira na Câmara Municipal de São Paulo. Os atletas, em sua maioria do Estado de São Paulo, ajudaram tornar algumas modalidades mais conhecidas nos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, como judô, kendô e karatê.

Morihiro Yamauchi, de 77 anos, ensina karatê há mais de 50 anos no País. Ele conta que pensou em desistir. “A língua eu não falo direito, atrapalha um pouco a ensinar. Mas os alunos sempre ajudavam, às vezes faziam a tradução para o português”.

Rebeca Laudino foi uma das mais jovens a receber o Prêmio. Ela tem 17 anos e é rebatedora da seleção brasileira de softball. “Eu estou muito feliz por estar recebendo essa homenagem, porque é uma forma de reconhecimento e incentivo para o softball brasileiro”, explica.

O Prêmio é distribuído todo ano pelo Jornal Nippak, da comunidade nipônica brasileira. Raul Takaki, diretor presidente do Jornal, explica que os atletas homenageados são indicados pelas suas associações. “Todos eles são indicados por suas associações, suas entidades ou suas federações. Existe uma comissão organizadora que reúne esses melhores atletas que são escolhidos todos os anos.”

Essa foi a sétima vez que a homenagem foi entregue na Câmara de São Paulo. O vereador Aurélio Nomura (PSDB), representante da comunidade nipônica em São Paulo, acredita que o esporte teve um papel fundamental para os descendentes de japoneses. “Ajudou na formação do caráter, a enfrentar as dificuldades”.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também