Primeira vereadora negra da Câmara era professora

Gustavo Garbelotto/CMSP

Theodosina Rosário Ribeiro foi diretora de escola e a primeira vereadora negra do Legislativo Paulistano

DA REDAÇÃO

O dia 15 de outubro é o Dia do Professor. Responsável pelo desenvolvimento da educação e do País, essa foi a profissão da primeira negra a ser vereadora na cidade de São Paulo. Theodosina Rosário Ribeiro foi diretora de escola e durante sua carreira procurou combater o racismo e o preconceito.

A ex-vereadora classifica a sua experiência de educadora como “excelente”. Em uma entrevista à Câmara, ela disse que ensinava todas as matérias no primário e História para o ensino médio.

Durante seu trabalho, Theodosina prestou concurso e se tornou diretora. Cargo que ela define como “político”. “Na minha época, os diretores de escola lutavam muito para que o professorado tivesse melhores condições de trabalho”, afirmou.

O cargo de professora, lembrou Theodosina, tinha status e era considerado como o de uma autoridade. “Ganhávamos bem e nos esforçávamos. Havia até a figura do ‘marido da professora’ que era aquele homem que vivia às custas do trabalho da mulher”, disse.

A história da atuação de Theodosina na política e na vida acadêmica pode ser lida na íntegra no  Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também