Programa “Edifício-Seguro”

RenattodSousa
PLENARIO-16-11-2010-RenattodSousa-_024-72-noticia
Incêndios, choques elétricos, sobrecargas e curtos-circuitos ainda são realidade

Aprovado em primeira fase de votação de maio de 2010, o PL 623/08, de autoria do vereador Gilberto Natalini (PSDB), institui no Município o Programa Edifício Seguro.

Trata-se da promoção da inspeção obrigatória periodicamente das instalações elétricas das edificações industriais, comerciais, residenciais e de serviços com mais de dez anos de uso. O objetivo é prevenir a estabilidade, segurança, salubridade, manutenção e adequação da fiação das edificações. Os dez anos de construção são computados a partir da data de expedição do habite-se.

 Instalações elétricas não inspecionadas e impróprias têm sido causa de incêndios por conta de curtos-circuitos e sobrecargas de força elétrica.

Estudo realizado em 2002 acusou que 98% das edificações pesquisadas não tinham o condutor de proteção conhecido como fio terra, 93% não tinham dispositivos de proteção compatíveis com os condutores de energia, 79% apresentavam quadros elétricos com partes energizadas acessíveis, 82% tinham quadros elétricos construídos com materiais combustíveis e 53% apresentavam evidências de aquecimento excessivo dos condutores, entre outros fatores de risco.

A aplicação da rotina de inspeção aqui prevista também valorizará imóveis antigos para venda e locação e aumentará a flexibilidade de seu uso, na medida em que instalações readequadas permitirão a instalação de novos e mais sofisticados aparelhos eletroeletrônicos, acrescenta Natalini. 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também