Programa São Paulo Amigo do Idoso é apresentado para comissão

ORD-COMISSAO_DO_IDOSO-07-10-2014-FRANCA-03850-72ABRE
A coordenadora Marly Cortez fala sobre o programa para os membros da comissão. Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

O programa São Paulo Amigo do Idoso, uma iniciativa do governo do estado de São Paulo, foi apresentado na manhã desta terça-feira (7/10) para um grupo de cidadãos que compareceram à reunião da Comissão do Idoso e de Assistência Social.

Lançado em 2012, o programa realiza um trabalho de atenção à população idosa e seu objetivo é tornar-se um modelo na área de assistência. De acordo com a secretária-executiva do programa, Marly Cortez, o principal conceito do programa é o envelhecimento ativo. Nós desenvolvemos ações em 11 secretarias a nível estadual através do selo ‘Amigo do Idoso’, que incentiva os municípios a também desenvolverem ações amigáveis, afirmou. Essas ações incluem de atendimento médico a atividades culturais.

Aos 67 anos de idade, Neusa Spinelli é favorável ao programa. Acho que é muito bom porque [ele] favorece aos idosos tudo o que é necessário para eles. A gente precisa de atenção, saúde., salientou.

Números do Censo 2010 mostram que a expectativa de vida do brasileiro aumentou 25,4 anos entre 1960 e 2010, passando de 48 para 73,4 anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem atualmente cerca de 20 milhões de pessoas acima dos 60 anos, o que representa 10,25% da população do país.

Para o presidente da comissão, Mário Covas Neto (PSDB), o São Paulo Amigo do Idoso é um programa muito interessante. Espero que ele seja amplamente difundido nos municípios, com o selo ‘Amigo do Idoso’, e seja um exemplo para os outros estados e para a cidade de São Paulo, que ainda não aderiu a esse programa.

(07/10/2014 – 17h04)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também