Projeto busca diminuir a poluição do ar em SP

KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

Com o principal objetivo de amenizar os efeitos nocivos da poluição na cidade de São Paulo, o PL (Projeto de Lei) 643/2017 do vereador Antônio Donato (PT) propõe que a partir do ano 2023, seja proibida a circulação de veículos movidos a diesel. A proposta abrange carros de passeio, utilitários mistos, além de veículos de transporte pequenos, como vans e micro-ônibus. Em 2025, a restrição vai abranger também os veículos de transporte de grande porte fabricados antes de 2009.

Estudos demonstram que o diesel é altamente poluente. O combustível produz dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio. A capital concentra um grande número de caminhões e ônibus (movidos a diesel) que circulam diariamente, emitindo substâncias danosas à saúde humana.

Na justificativa do projeto, o vereador explicou que a medida vem sendo implantada em países do primeiro mundo, preocupados com a sustentabilidade ambiental. “Cidades como Madri, Paris, Cidade do México, Oslo, Berlim, Londres entre outras, já anunciaram severas restrições ao uso de veículos a diesel. São Paulo deve seguir a mesma linha e prezar pela qualidade de vida de seus cidadãos”, disse.

O PL já tramitou pelas Comissões e foi aprovado em 1ª votação na Sessão Plenária. Caso também receba parecer favorável da maioria dos vereadores em 2ª votação, ele seguirá para a sanção do prefeito.

Acompanhe clicando aqui outros projetos em tramitação do vereador Antônio Donato. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário ‘Fale com o vereador’.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também