Projeto de Eliseu quer proibir cheque caução para internações

RenattodSousa
17-11-2010-RenattodSousa-_204-72-NOTICIA
“Caução nessas circunstâncias fere os princípios básicos da cidadania”, considera vereador Eliseu Gabriel

Embora ilegal, muitos hospitais da rede privada exigem como garantia para internações e atendimentos de emergência caução por meio de depósito ou de algum título de crédito, como nota promissória, duplicata etc. Tal conduta tem sido comum tanto no ato quanto anteriormente ao tratamento.

Para combater esse procedimento, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) apresentou o PL 248/09, que proíbe essa prática, obrigando, inclusive, os hospitais a devolverem o dobro do valor exigido ilegalmente. A matéria já foi aprovada em primeira votação em novembro de 2010.

 Tal procedimento fere os princípios básicos de cidadania, causando situações de constrangimento, capaz de colocar em risco a integridade física e a vida das pessoas que são bens tutelados pelo Estado, frisa o parlamentar.

A exigência de caução nessas circunstâncias é desprestigiada tanto pelo Código de Defesa do Consumidor, quanto pelo Código Civil. 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também