Projeto de Lei em tramitação propõe a criação do Parque Municipal do Rio Bixiga

NATALIA DO VALE
HOME OFFICE

Em tramitação no Legislativo paulistano, o PL (Projeto de Lei) 425/2021, de autoria do vereador Eduardo Suplicy (PT), autoriza o Poder Executivo a criar o Parque Municipal do Rio Bixiga, na área delimitada pelas ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro, Distrito da Sé.

O texto do PL prevê que o referido parque terá como referência atividades relacionadas à cultura, à autogestão, à agroecologia e à educação ambiental, e que tais atividades deverão considerar a geomorfologia do terreno, a inserção em área de importante patrimônio histórico, arquitetônico, arqueológico, artístico e ambiental; a promoção de práticas comunitárias de gestão e as necessidades específicas de mães e crianças frequentadores do parque.

Na justificativa do PL, o autor explica que o bairro do Bixiga herdou um deserto de pelo menos 11 mil metros quadrados, resultado do arbitrário processo de urbanização de São Paulo, com uma verticalização imposta, sem incorporar as características culturais e geográficas de cada região. Para o parlamentar, “trata-se da destinação justa de um terreno situado na área central da cidade e que, pelo contexto geográfico, histórico e cultural tem potencial de rever criticamente o processo de urbanização em andamento em São Paulo, e reinventar, a relação cidade/natureza, movimento já discutido e praticado, há muito, internacionalmente, mas visto como política pública dispensável nos grandes centros urbanos do Brasil”.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Eduardo Suplicy (PT). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também