Projeto exige degrau auxiliar no transporte coletivo para garantir a acessibilidade

DA REDAÇÃO

A necessidade de garantir a acessibilidade a todos é uma preocupação da Câmara Municipal de São Paulo. Em tramitação no Legislativo, o Projeto de Lei (PL) 539/2016, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), obriga todos os veículos de transporte coletivo a possuírem degrau auxiliar de acesso a uma altura máxima de 20 centímetros do chão.

De acordo com a medida, o degrau deverá descer após ou concomitantemente à abertura das portas do ônibus, independentemente da solicitação do usuário. O não cumprimento da regra acarretará ao infrator uma multa no valor de R$ 1 mil, sendo duplicada em caso de reincidência e reajustada anualmente pela variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A proposta deverá beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que utilizam diariamente os ônibus públicos.

A atual gestão está discutindo a realização de uma nova licitação para o serviço. O contrato vigente foi contratado em 2003 pela então prefeita Marta Suplicy e venceu em 2013. Desde então, vem sendo renovado.

O Projeto de Lei precisa ser votado e aprovado em segunda votação antes de ser encaminhado ao Executivo para sanção ou veto do prefeito João Doria.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também