Projeto propõe troca do pictograma de sinalização de vagas prioritárias para idosos

CAROL FLORES
HOME OFFICE

O PL (Projeto de Lei) 638/2021 de autoria do vereador Eli Corrêa (UNIÃO) prevê a substituição do pictograma – símbolo que representa objeto ou conceito por meio de desenho figurativo – de sinalização indicativa de vagas, assentos, filas e outros serviços prioritários para a pessoa idosa.

Segundo o PL, que também tem como coautores os vereadores Faria de Sá (PP) e Rinaldi Digilio (UNIÃO), as novas placas deverão conter apenas imagens de uma pessoa ereta com a sinalização de 60+, substituindo assim o pictograma atual, que é representado por uma pessoa curvada utilizando bengala.

Em justificativa, o autor argumenta que as imagens utilizadas atualmente na sinalização dos serviços prioritários à pessoa idosa contém uma simbologia que pode ser vista como pejorativa, relacionada ao etarismo e que estereotipa o idoso ao representá-la se curvando e utilizando uma bengala.

O autor destaca ainda que, mesmo com a mudança da logo, as placas continuarão exercendo o papel de instruir a população com objetividade, mantendo clareza na informação e garantindo maior inviolabilidade à autoestima e dignidade da população idosa, combatendo aos poucos o etarismo presente de forma enraizada na sociedade atual.

O projeto já foi aprovado em primeira discussão e segue em tramitação no Legislativo paulistano.

Para acompanhar esse e outros projetos em tramitação do vereador Eli Correa (UNIÃO), clique aqui. Você também pode participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também