Projeto que isola caixas bancários recebe parecer favorável

DA REDAÇÃO

Projeto de Lei (PL) 395/2013, que propõe instalar biombos nos caixas dos bancos para impedir a visualização e o acesso às informações do atendimento, como saques e pagamentos, por terceiros, visando diminuir os crimes chamados “saidinhas de banco”, recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento durante reunião realizada nesta quarta-feira (10/12).

Números do Sindicato dos Bancários de São Paulo mostram que 32 pessoas morreram entre janeiro e junho de 2014 em assaltos a bancos de todo o país. Desse total, 20 corresponderam à ‘saidinha de banco’.

O vereador Ricardo Nunes (PMDB), autor do projeto, acredita que a matéria dá mais proteção ao cidadão que utiliza os serviços bancários. “Acompanhamos vários casos e realmente dá para enxergar o quanto uma pessoa saca, o número da senha dela. Depois ela acaba sendo vítima de assalto na rua ou às vezes até de fatos mais graves, como assassinatos.”

O projeto é semelhante ao PL 195/2011, do vereador David Soares (PSD), que está tramitando na comissão e também prevê o isolamento dos locais onde os clientes são atendidos nos bancos. Na justificativa do projeto, Soares diz que a medida “tem por finalidade proporcionar segurança e bem estar à população e aos clientes bancários, alem de tranquiliadade no atendimento e no manuseio do dinheiro”.

A proposta de Soares foi discutida em duas audiências públicas realizadas neste ano, uma em agosto e outra em outubro. A segunda contou com a presença de representantes da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), que recomendaram que cada agência seja estudada para a implementação dos biombos, já que elas possuem tamanhos diversos.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também