Proposta sugere criação da Política Municipal de Cultura Viva

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

Aprovado em primeira votação, o PL (Projeto de Lei) 217/2015, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), institui a Política Municipal de Cultura Viva, destinada a estimular a produção, difusão e acesso a bens e direitos culturais por parte de diferentes grupos, coletivos e comunidades.

A proposta procura adequar, em âmbito municipal, o Programa Cultura Viva, da Secretaria Especial da Cultura (ex-Ministério da Cultura), como uma política de Estado voltada a estimular e fortalecer a rede de criação e gestão cultural a partir dos Pontos de Cultura da cidade de São Paulo.

Segundo a justificativa do PL, a intenção é consolidar uma política cultural de base comunitária permanente, que “possibilite efetivamente o exercício dos direitos culturais ao afirmar o processo cultural” de São Paulo, município que concentra o maior número de pontos culturais do país.

Em conformidade com a legislação federal, o PL, a partir da parceria entre União, estados, municípios e sociedade civil, busca universalizar o acesso aos direitos culturais dos diferentes grupos, coletivos e comunidades, constituindo-se como política de base comunitária do Sistema Municipal de Cultura.

Em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, o PL aguarda a segunda e definitiva apreciação por parte do plenário.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação da vereadora Juliana Cardoso (PT). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com a vereadora”.

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também