São Paulo, uma cidade superlativa

Foto: Acervo SPTuris
paulista2501

São Paulo é uma cidade superlativa. Em seu aniversário de 458 anos, a antiga vila fundada por jesuítas, atualmente a maior cidade da América Latina, ultrapassa os 11 milhões de habitantes (segundo o Censo de 2010) e ainda concentra muitos outros números que comprovam seu gigantismo para além dos seus 1,530 mil quilômetros quadrados.

A quantidade de turistas que visitam a capital paulista anualmente é de grandeza igual à sua população. Segundo a SPTuris, em 2010 foram 11,7 milhões de visitantes, mais de 90% deles nacionais. Mais da metade vem à cidade a negócios, porém 22% são atraídos pelos mais de 90 mil eventos que São Paulo recebe por ano, o que equivale a um evento a cada seis minutos. Só em feiras, a cidade concentra 75% do total que ocorre no país.

A mesma pesquisa da SPTuris aponta ainda que a Virada Cultural reuniu 4 milhões de pessoas, e a Parada do Orgulho Gay, na Avenida Paulista, 3 milhões. São os acontecimentos mais movimentados da cidade. Em termos de receitas, o maior evento paulistano é o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, que em um fim de semana rende R$ 238 milhões. No total, os eventos geram R$ 2,9 bilhões por ano, e 500 mil empregos.

Para atender a uma população local e visitante que cresce constantemente, a rede de serviços precisa ser igualmente extensa. Só os restaurantes chegam a quase 13 mil. As pizzarias, tradição paulistana herdada dos imigrantes italianos, são 1,5 mil, e servem diariamente um milhão de redondas. Quem passa por São Paulo também consome nas mais de 240 lojas da cidade, 79 shoppings centers e 59 ruas de comércio especializado em 51 segmentos. Não é à toa que no município ocorrem 864 mil transações de cartão de crédito todos os dias.

As ruas pelas quais tantas pessoas trafegam diariamente formam uma malha viária de 14 mil quilômetros, por onde circula um oitavo dos automóveis do Brasil, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Aos quase cinco milhões de carros somam-se 750 mil motocicletas e 43 mil ônibus de transporte coletivo, que percorrem mais de 1,5 mil linhas. O tráfego aéreo não é menos movimentado: São Paulo possui a segunda maior frota de helicópteros do mundo e Congonhas, na zona sul da cidade, é o aeroporto mais movimentado do país.

(25/01/2012 – 10h00)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também