Saúde, cultura e economia estão entre os temas debatidos na sessão desta quinta

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

Sessão Plenária desta quinta-feira (7/4)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Por meio do sistema virtual do Legislativo paulistano e de forma presencial, parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo participaram da Sessão Plenária na tarde desta quinta-feira (7/4). A sessão de hoje, presidida pela 1ª vice-presidente da Casa, vereadora Rute Costa (PSDB), possibilitou que os vereadores pudessem tratar de assuntos públicos.

Saúde

O primeiro discurso da tarde foi da vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO). A parlamentar informou que nesta quinta-feira foi inaugurada a ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital.

A parlamentar aproveitou a ocasião para lembrar que a Câmara Municipal de São Paulo tem contribuído com a área da saúde municipal, aprovando projetos para ampliar “hospitais, construindo hospitais que estavam inacabados, reformando Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e fazendo UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”.

Cultura

Já o vereador Alfredinho (PT) aproveitou o tempo de fala para tratar das Casas de Cultura da cidade de São Paulo. O parlamentar destacou que os espaços foram criados para aproximar a cultura regional dos moradores.

No entanto, Alfredinho disse que é contra a intenção do governo paulistano em terceirizar as Casas de Cultura e defende que elas sejam geridas pela própria Secretaria Municipal de Cultura. “Se você terceiriza o serviço, o que vai fazer a Secretaria (Municipal) de Turismo? Não vai ter mais função? É um absurdo. Eu não concordo e os artistas também não concordam”, falou o vereador.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, atualmente são 20 Casas de Cultura localizadas em diferentes regiões da cidade de São Paulo.

Economia

Da tribuna do Plenário 1° de Maio, o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) trouxe para o debate temas que tratam da economia no Brasil. O parlamentar discursou sobre a alta da inflação e o desemprego, que afetam milhões de famílias, em especial as mais pobres. Para Eli, os vereadores da Câmara podem pensar em soluções para ajudar as pessoas carentes que vivem na capital paulista.

“Apresentar algum tipo de projeto que possa ir em socorro a essa massa carente. São Paulo não é diferente do Brasil, tem uma multidão enorme de pessoas carentes, necessitadas. É só andar pelas ruas, pelos bairros e olhar debaixo dos viadutos a situação miserável de milhares de pessoas”, disse Eli Corrêa.

Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista é celebrado em 7 de abril. E o vereador Daniel Annenberg (PSDB) aproveitou a data para homenagear os profissionais da área da comunicação. “Queria dar parabéns a todos os jornalistas. Não é fácil ser jornalista nos dias de hoje no Brasil. É bem complicado e bem difícil levar notícias e informações, principalmente. Informações reais, não fake news. É um papel muito nobre”.

Formado em Jornalismo, o vereador Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS) falou sobre a profissão. “Os jornalistas, muitas vezes, colocam suas vidas em risco para um trabalho de informar a população, como a gente vê na guerra da Ucrânia. Muitos foram para a linha de frente para nos manter informados”.

Dia Mundial da Saúde

Em 7 de abril também é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A vereadora Ely Teruel (PODE) ressaltou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da área. “Quero parabenizar todos os profissionais da saúde, claro, o nosso secretário, e o eficiente trabalho que fizemos na cidade, que é uma cidade 100% vacina e que segurou as pontas em um momento tão difícil”.

Ex-prefeito Bruno Covas

Nesta quinta-feira, 7 de abril, o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, completaria 42 anos de idade. A 1ª vice-presidente da Casa, vereadora Rute Costa (PSDB), prestou uma homenagem a ele e se solidarizou com a família Covas.

“O nosso prefeito foi uma inspiração para todos que militam a boa política nessa cidade. (Foi uma) inspiração para mim, particularmente. Tinha uma frase dele muito falada que ‘é possível fazer política sem ódio e falando a verdade’. Bruno deixa saudade”, falou Rute Costa.

Bruno Covas morreu vítima de câncer, em 16 de maio de 2021, aos 41 anos de idade.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (12/4) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Clique abaixo para assistir na íntegra à Sessão Plenária desta quinta-feira.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também