Secretária fala sobre investimentos e ações municipais na área da cultura

André Bueno | REDE CÂMARA SP

Reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes desta quarta-feira (12/4)

EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

A Comissão Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo recebeu na reunião desta quarta-feira (12/4) a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, que foi convidada para prestar informações detalhadas sobre os investimentos que a Prefeitura tem feito nesta pasta.

Aline Torres falou dos projetos que são desenvolvidos pela secretaria e também apresentou alguns números destas ações aos parlamentares da Comissão de Educação. “Nós temos hoje na Coordenação de Fomento Cultural 16 editais em execução na secretaria e pra isso nós temos mais de 87 milhões no orçamento. Expandimos a Escola Municipal de Iniciação Artística para outras regiões da cidade, além dos investimentos no PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e PIAPI (Programa de Iniciação Artística na Primeira Infância) que juntos reúnem ao todo 291 arte-educadores e oferecem mais 7 mil vagas paras as crianças. Isso mostra que a Cultura além de fazer um fomento de contratação de artistas também estamos gerando emprego na cidade”, afirmou a secretária.

O vereador Celso Giannazi (PSOL) chamou a atenção para a necessidade de se ampliar o orçamento voltado para a área da cultura na capital. “Nós não temos nem 1% destinado à Secretaria Municipal de Cultura, que é uma pasta muito importante nesta cidade. Nós temos uma produção cultural periférica muito grande, mas precisamos de investimentos, de espaço para que a população tenha mais acesso a arte”, ressaltou Giannazi.

O edital que pretende implementar uma gestão compartilhada das Casas de Cultura da capital paulista também foi debatido na reunião e recebeu críticas da vereadora Luna Zarattini (PT). “Nós entramos com representação no TCE (Tribunal de Contas do Estado) porque o mesmo contém ilegalidades e irregularidades e eu fiz um apelo para que não mudemos a forma como esses conselhos gestores das Casas de Cultura são organizados sem que haja a privatização destes espaços”, defendeu.

Para o vereador Coronel Salles (PSD) os dados apresentados pela secretária de Cultura, referente aos investimentos da pasta, são bastante positivos. Mesmo assim, o parlamentar cobrou uma maior atenção da secretaria aos teatros municipais da cidade. “Os teatros municipais possuem uma capilaridade gigantesca e se a gente pensa em acesso à cultura nós temos que pensar nesses equipamentos descentralizados. São teatros muito bons, mas precisam se tornar mais atrativos para a comunidade”, disse o parlamentar.

A presidente da Comissão de Educação, vereadora Edir Sales (PSD) elogiou a participação da secretária de Cultura na reunião da Comissão o que, segundo ela, reforça o compromisso da atual gestão municipal com a área da cultura na cidade. “Foi muito importante a vinda da secretária na nossa reunião. São diversas ações sendo realizadas por esta pasta no município, que está inclusive gerando emprego com essas ações. Então foi uma participação muito esclarecedora para todos”, afirmou Edir.

Revisão do Plano Diretor

Os integrantes do colegiado também discutiram nesta quarta o cronograma de Audiências Públicas do colegiado sobre a revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico). Agora, a Comissão deve realizar dois debates na Casa e três audiências externas. Os locais e horários ainda serão definidos. Para acompanhar o calendário completo, acesse o hotsite da revisão do PDE.

A reunião desta quarta-feira, que pode ser conferida na íntegra clicando neste link, foi presidida pela vereadora Edir Sales(PSD), e contou com a participação dos vereadores Celso Giannazi (PSOL), Coronel Salles (PSD), Luna Zarattini (PT), Dr. Nunes Peixeiro (MDB) e Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS).

 

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também