Seminário propõe terapia de grupo e psicanálise para idosos

A edição de outubro do seminário Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável — evento realizado mensalmente na Câmara Municipal — abordou a psicanálise e os benefícios que ela pode trazer aos idosos.

O médico Pedro Onari, que participou do seminário nesta segunda-feira, criticou o costume de alguns colegas de profissão de receitar uma quantidade excessiva de medicamentos, inclusive antidepressivos. Muitas vezes a doença está na alma. Ouvir as pessoas é curativo. Temos que dividir o fardo, que é pesado, com uma pessoa que pode dizer uma coisa interessante, explicou.

Onari, que conduz sessões de terapia de grupo na Unidade Básica de Saúde de Vila Renata, convidou os participantes do seminário a dividirem seus problemas, uma forma, segundo ele de aprender a lidar com certas situações. Muitos participantes aceitaram o convite do médico e compartilharam seus conflitos pessoais e familiares.

Liliane Onari, esposa de Pedro e psicanalista, acredita que, ao contar seus problemas, as pessoas conseguem identificar o que incomoda, e então sair do sofrimento.

Para o vereador José Américo (PT), que traz à Câmara os seminários mensais sobre envelhecimento saudável, acredita que a iniciativa é especialmente interessante para a terceira idade, parcela da população que frequentemente enfrenta o isolamento. É possível quebrar a solidão, desde que eles se conscientizem, disse o parlamentar.

Américo afirmou ainda que a divulgação da edição de outubro do seminário foi prejudicada pela greve dos correios. Por isso, ele pretende trazer novamente o casal Onari para que eles realizem, em novembro, uma sessão de terapia de grupo no Palácio Anchieta.

(10/10/2011 – 17h03)

 

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também