Serviço ‘156’ muda endereço, mas vereadores suspeitam de irregularidade

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Secretário revelou que a Call Tecnologia mudou de endereço após investigação. Foto: Luiz França

RODOLFO BLANCATO
DA REDAÇÃO

A Call Tecnologia, empresa contratada pela prefeitura para operar o serviço de informações 156, mudou de endereço após a revelação de que o edifício onde funcionava a companhia, na rua do Hipódromo, zona leste da cidade, não possuía alvará de funcionamento. No entanto, os vereadores que investigam os contratos do governo com a Call Tecnologia suspeitam que as novas instalações também estejam irregulares.

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Nesta quarta-feira (27/8), durante a reunião da Comissão de Estudos criada pela Câmara para investigar o contrato, o secretário municipal de comunicação, Nunzio Briguglio, revelou que a Call Tecnologia agora funciona em dois endereços, nas avenidas São João e Indianópolis. No entanto, Briguglio diz que ainda não recebeu da empresa documentação que comprove a regularidade das novas instalações.

O secretário afirmou que a mudança aconteceu no dia 19/8, mesma data em que uma representante da Call Tecnologia foi ouvida pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Alvarás, que investiga a regularidade das instalações da empresa.

Vice-presidente do colegiado e presidente da CPI dos Alvarás, o vereador Eduardo Tuma (PSDB), considera a situação um absurdo. A empresa está fugindo. Fugindo da comissão de estudos e fugindo da CPI, porque a advogada da empresa esteve aqui e não informou a mudança de local, mesmo sendo questionada, disse o tucano.

Os vereadores aprovaram um requerimento para que as novas instalações sejam vistoriadas – ainda hoje – por funcionários da comissão de estudos.

Contrato milionário

A Call tecnologia foi contratada pela prefeitura em 2006 para gerir o serviço de informações 156. Na época, o contrato tinha um valor de cerca de R$ 10 milhões por ano. No ano passado, o serviço custou R$ 92 milhões aos cofres públicos um aumento de 920% ante uma inflação de 50%, medida pelo IPCA.

O secretário chegou a elogiar o serviço durante a reunião. Segundo ele, a pasta tem uma avaliação positiva da atuação da empresa na implantação da Rede Hora Certa (de agendamento de consultas médicas) e durante a Copa do Mundo, quando um esquema especial foi montado par atender os turistas que visitaram a cidade.

Ele lembrou que o escopo do contrato atual é muito maior do que o original, o que, a princípio, justificaria reajustes acima da inflação.

No entanto, ele acredita que o município precisa de um serviço mais moderno e não descarta romper o contrato com a Call Tecnologia. Esse contrato está sendo auditado em quatro níveis. Nós vamos esperar o encerramento dessas auditorias para decidir que posição vamos tomar.

Para o presidente da comissão de estudos, Adilson Amadeu (PTB), os parlamentares do colegiado estão no caminho certo. O trabalho da subcomissão está trazendo dados importantes para a gente ver que esse realmente era um contrato grandioso, gorduroso, que estava sugando muito dinheiro dos cofres municipais.

(27/08/2014 – 14h54)

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