Sessão comemora 75 anos da Coletividade Helênica

RenattodSousa
GREGOS-2632012-Rtto_3121-72-ABRE

O 75º aniversário da Coletividade Helênica de São Paulo e o Dia da Grécia foram homenageados nesta segunda-feira em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Marco Aurélio Cunha (PSD).

A Coletividade Helênica de São Paulo é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 14 de março de 1937, que há 75 anos dedica-se ao cultivo das tradições e cultura gregas; ao intercâmbio com as instituições governamentais da Grécia e da América Latina; e, particularmente, a transformar a entidade numa referência para todos os imigrantes gregos, seus descendentes e filo-helenos.

“A Coletividade tem como objetivo reunir os gregos e os descendentes de gregos aqui na cidade de São Paulo. Por isso, mantemos uma escola que ensina a língua grega e procuramos manter viva nossas tradições, como as festas e os eventos culturais, disse o presidente da Coletividade Helênica de São Paulo, Stayros Kyriopoulos.

Eu acho muito importante não só manter a tradição grega, mas também acentuar os laços que existem entre a comunidade helênica de São Paulo e a Grécia, e também os ideais que são compartilhados entre o Brasil e Grécia, a democracia e o desejo pela liberdade, enfatizou o consul-geral da Grécia em São Paulo, Dimitrios Zevelakis.

Ao final da sessão solene, o grupo de danças Neolea, fundado em 1967, apresentou duas coreografias: o Syrtós Kalamatianós, dança circular muito difundida em Kalamata, localizada no Peloponeso, e o Syrtaki, também conhecido com dança de Zorba. É durante esta coreografia que ocorre a famosa quebra de pratos, tão conhecida de todo o público, numa demonstração da expansividade do espírito grego.

 É uma honra receber aqui na nossa Casa o cônsul da Grécia, em nome de todos que vieram ao nosso país contribuir com nossa economia e com nossa cultura, e homenagear essa comunidade helênica. Este ano também se comemora 100 anos da imigração grega ao Brasil e ontem, 25 de março, a data da Independência da Grécia, disse o vereador proponente da homenagem.

Além do cônsul-geral da Grécia em São Paulo e do presidente da Coletividade Helênica de São Paulo, participaram da sessão desta segunda-feira a presidente do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo, Aspasia Papatyzanakis, e o presidente da Comissão Eclesiásticas da Igreja Ortodoxa Grega de São Paulo, Luiz George Dias Kastanopoulos

(26/03/2012 21h)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também