Sessão na Câmara homenageia mulheres por serviços prestados a São Paulo

Sessão na Câmara homenageia mulheres por serviços prestados a São Paulo

MARIANE MANSUIDO
JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta terça-feira (12/03), Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os vereadores homenagearam personalidades femininas que prestam serviços relevantes à população paulistana, atuam na defesa dos direitos humanos e contribuem para a promoção de políticas públicas.

As homenageadas foram escolhidas pelos vereadores e lideranças dos partidos. A Presidência da Câmara Municipal e os comandos da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, lotados na Casa, também participaram das indicações.

Presidente da solenidade, a vereadora Edir Sales (PSD) destacou a importância de criar medidas para combater a violência contra as mulheres e superar o machismo na sociedade. “Não dá para acreditar que nos dias de hoje ainda existam homens que se sintam donos das mulheres, como se fôssemos uma propriedade, que não aceitam que sejamos livres. Nós ainda temos muitas lutas pela frente, mas é importante lembrar que nós somos capazes de conduzir as nossas próprias vidas”, declarou a vereadora.

Presente ao evento, Ana Cláudia Carletto, secretária-executiva adjunta de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, disse que a data também serve para refletir sobre quais ações devem ser implantadas diante dos altos índices de violência contra a mulher no Brasil.

“No Estado de São Paulo foram registrados 32 estupros por dia ano passado. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos também divulgou que, nos dois primeiros meses deste ano, 126 mulheres morreram no Brasil vítimas de feminicídio. Ou seja, a mulher morre pelo fato de ser mulher. É preciso refletir sobre esta cultura que ainda cultivamos, pois necessitamos de medidas mais eficazes”, afirmou Carletto.

Conheça as homenageadas do Dia Internacional da Mulher na Câmara:

“Estou há 23 anos na corporação e há cinco anos na Câmara Municipal. É uma honra receber esta homenagem e representar todas as mulheres da assessoria militar da PM”. Marlene da Conceição, Cabo da Polícia Militar

 

 

“A minha profissão foi uma conquista para as mulheres, já que antigamente não podíamos ser policiais. Ainda sofremos muitos preconceitos dentro da corporação e também da sociedade, mas a nossa luta pela igualdade de direitos continua.” Jaqueline Carneiro Silva – Subinspetora da Guarda Civil Metropolitana

 

“Atualmente ajudo a ONG Cão Sem Dono, na zona sul da cidade, e sou voluntária no grupo de apoio Mulheres Socorristas, que trata da violência contra a mulher. Esta homenagem, sem dúvida, é para todas as mulheres da nossa cidade”. Maria Solange de Oliveira – funcionária pública, há cinco anos na Câmara

 

“Há dois anos, apresentei um Projeto de Lei à Câmara Municipal de São Paulo para instituir no calendário da cidade o dia e a semana da Alienação Parental. Com a regulamentação da lei, as famílias serão conscientizadas, juntamente com o Judiciário, a fim de evitar esse tipo de prática contra as crianças e os adolescentes.” Kátia Boulos – advogada, homenageada pela vereadora Adriana Ramalho (PSDB) 

 

“Tenho um filho com deficiência mental e pagava uma escola particular para ele. Mas percebi que outras crianças da região, também deficientes, não frequentavam uma escola. Por isso criei essa instituição especializada, que cresceu muito ao longo dos anos e hoje atende mais de 300 pessoas.” Antônia Helena da Silva – fundadora da Comunidade Cantinho da Paz, homenageada pela vereadora Edir Sales (PSD)

 

“Quero dedicar esta homenagem às mulheres invisíveis da sociedade, àquelas que estão cumprindo pena e às agentes penitenciárias. Mesmo passando por situações tão violentas, em nenhum momento elas deixam de ser mulheres.” Patrícia Villela Marino – presidente do Instituto Humanitas360, homenageada pela vereadora Janaína Lima (NOVO)

 

“Lutei toda a minha vida pela igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. A partir dos anos 2000, pude trabalhar em prol de políticas públicas no governo Federal pela igualdade econômica para as mulheres.” Tatau Godinho – ativista, homenageada pela vereadora Juliana Cardoso (PT)

 

“A vereadora Noemi Nonato me indicou para este prêmio. Ela é minha vizinha e cliente da padaria. Fico muito honrada por ter sido indicada para esta premiação.” Margarete Saviatto – empresária de panificação, homenageada pela vereadora Noemi Nonato (PR)

 

 

“Quero agradecer com muito orgulho o reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo neste mês da mulher. Agradeço também em nome de milhões de mulheres. Que a esperança de uma vida saudável e livre de violência repouse sobre o nosso trabalho”. Daniela Grelin – diretora-executiva do Instituto Avon, homenageada pela vereadora Patrícia Bezerra (PSDB)

 

“Nós pegamos pacientes com câncer de mama e levamos para fazer o rastreamento e diagnóstico completo no serviço privado. Em dois anos, foram mais de trezentas mulheres atendidas, várias delas já em tratamento ou até no estágio final. Dedico esta homenagem às instituições que colaboram para esse trabalho”. Gisele Guedes Neto de Mello – médica do Unifesp e do Fleury Medicina, homenageada pela vereadora Sandra Tadeu (DEM)

 

“Meu trabalho é com idosos e crianças, na distribuição de leite. Mas a luta da associação é para que as mulheres tenham os mesmos direitos e dignidade que os homens. Nós vamos chegar lá.” Romilda Almeida Correia – presidente da Associação Mulheres Unidas Venceremos, homenageada pela vereadora Soninha Francine (PPS)

 

“Trabalho aqui na Câmara desde os 19 anos. Comecei na biblioteca, fui para a taquigrafia e depois segui para o [departamento de] Recursos Humanos, onde estou até hoje. Trabalho com os aposentados, que foram amigos nossos. Fico muito feliz com esta homenagem.” Neide Xavier dos Santos – funcionária da Câmara Municipal há 42 anos, homenageada pelo vereador Adilson Amadeu (PTB)

 

“No início da minha carreira eu trabalhava na área da saúde. Com o tempo passei a atender pessoas com necessidades especiais. Quero agradecer pela oportunidade de participar com este depoimento, é um acontecimento muito importante na minha carreira.” Cícera Menezes da Silva – coordenadora de uma ONG voltada ao atendimento de crianças com paralisia cerebral, homenageada pelo vereador George Hato (MDB)

 

“Agradeço a homenagem que não é só para mim, mas para todas as mulheres. Atendemos perto de 5 mil pessoas nos projetos sociais, mas este é um dia especial para todas as mulheres, um dia de celebrar a vida.” Kelly Cristina Alves de Luna – presidente do Instituto PROPAV, homenageada pelo vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC)

 

 

“Além da atenção com os idosos, estamos atentos às áreas da saúde, assistência social, esporte, lazer, cultura e todas as outras nas quais a pessoa idosa possa participar. É uma honra receber esta homenagem.” Marly Augusta Feitosa da Silva – presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, homenageada pelo vereador Gilberto Natalini (PV)

 

“Agradeço de coração esta distinção dada à minha pessoa. Oportunidade para expressar minha gratidão de fazer parte do incansável trabalho junto à população. Ressalto a satisfação de falar sobre tão nobre iniciativa, que só nos engrandece enquanto mulher perante a comunidade e o país.” Laura Nagashima Milanello – coordenadora administrativa, homenageada pelo vereador Ricardo Teixeira (PROS)

 

“Trabalho há muitos anos na causa social, oferecendo assistência aos adolescentes e idosos. Eu quero agradecer pela possibilidade de ser agraciada neste dia com essa homenagem.” Romilda Máxima Vilela de Lima – fundadora da Associação de Moradores Rosa de Saron, homenageada pelo vereador Souza Santos (PRB)

 

“Não é um prêmio para a Maria Célia, mas para todas as mulheres porque nós caminhamos juntas. Sempre brigamos para estar nem à frente nem atrás, mas lado a lado de nossos companheiros, porque a luta é de todos por uma sociedade melhor.” Maria Célia Viera Rossi – militante e ativista por justiça social, homenageada pelo vereador Toninho Vespoli (PSOL)

 

“Fui responsável pela primeira Delegacia de Defesa da Mulher do mundo. De lá para cá, desenvolvemos um trabalho de combate à violência contra a mulher em todos os sentidos. Infelizmente ainda não temos números bons, mas conseguimos um trabalho de conscientização da sociedade. Agradecemos por esta grata lembrança de hoje.” Maria Clementina de Souza – delegada da 6ª Delegacia de Proteção ao Idoso de São Paulo, homenageada pelo vereador  Zé Turin (PHS)

 

Veja os vídeos com as homenagens. Clique aqui e acesse nossa playlist no YouTube

Confira outras fotos da solenidade:

Fotos: Luiz França e André Moura / CMSP

Uma Contribuição

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também