Site mostra como o orçamento está sendo executado nos bairros de SP

DA REDAÇÃO

Você sabe quais investimentos o orçamento prevê para a sua região? E se esse investimento realmente saiu do papel? Criado em 2011 por um grupo de pesquisadores da USP, o site Cuidando do meu bairro tem o objetivo de ajudar os cidadãos a fazer esse controle exibindo a execução orçamentária do município em um mapa.

Funciona assim: a página utiliza um algoritmo para identificar as rubricas do orçamento que podem ser georeferenciadas, ou seja, colocadas em um mapa. Feito isso, o sistema usa os dados divulgados mensalmente pela Secretaria de Planejamento para verificar se essas despesas foram realmente executadas pelo poder público.

O porém é que o site só consegue geolocalizar cerca de 12% das despesas do município, pois a maioria dos investimentos não é descrita detalhadamente. “A qualidade dos dados que é oferecida hoje impossibilita [colocar os investimentos no mapa]. Às vezes a gente vê uma descrição ‘reforma e construção de CEUs’, mas não se diz claramente quantos são e muito menos onde eles estão”, lamenta a professora Gisele Craveiro, uma das idealizadoras do projeto.

Para o futuro, ela diz que espera que o projeto seja aprimorado, inclusive com a colaboração do poder público. Na opinião de Gisele, a atual gestão municipal está dando passos importantes no sentido da transparência. Nesse ano, pela primeira vez, a Secretaria de Planejamento divulgou um quadro detalhado das ações previstas no orçamento de 2015, mostrando em quais subprefeituras e distritos os investimentos serão realizados.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também