Subcomissão da Juventude discute violência e drogas na escola

CRIANCAS-E-ADOLESCENTES-27-11-2014-FRANCA-08746-72-ABRE

Participantes do encontro debateram as causas da violência dentro do sistema educacional. Foto: Luiz França / CMSP

THIAGO MURANO
DA TV CÂMARA

Um levantamento do Instituto Data Popular revelou que a falta de segurança e a violência nas escolas são os principais motivos da queda na qualidade de ensino. A Subcomissão da Juventude debateu o assunto e manifestou preocupação com o aumento da violência e do consumo de drogas, principalmente na periferia da Capital.

“Estamos muito preocupados, e é por isso que temos procurado trazer grupos já organizados que fazem um trabalho social, principalmente na área de prevenção às drogas, para ouvi-los e através de suas experiências ver de que maneira podemos, junto com o Executivo, buscar soluções”, disse o vereador Jean Madeira (PRB).

O professor Benedito Caetano falou durante a reunião sobre os abusos contra professores e a violência entre alunos dentro e fora das escolas. ”O pai geralmente está ausente, então nós cobramos mais autonomia do jovem. Mas ele ainda não tem essa autonomia. Então precisa de alguém que o ajude a entender sua responsabilidade na sociedade e a necessidade de educação”, disse.

Também professor, Eugênio Borges de Carvalho levantou a questão do reconhecimento dos professores. “A falta de reconhecimento e os baixos salários desestimulam os bons profissionais a continuarem nas escolas.”

O coordenador do grupo Escoteiros do Brasil falou sobre o trabalho do escotismo na prevenção às drogas. “O escotismo é um movimento de educação que busca fazer com que os jovens se tornem protagonistas de sua própria história. Faz com que eles, por meio de um sistema de valores trabalhado constantemente pelo grupo, tomem sozinhos a decisão de não ir para esse caminho”, disse.CRIANCAS-E-ADOLESCENTES-27-11-2014-FRANCA-08746-72-ABRE

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também