Subcomissão de Cultura faz balanço dos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2021

KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

A Subcomissão de Estudo e Análise de Projetos de Lei, Programas e Projetos relacionados à Cultura, vinculada à  Comissão de Finanças e Orçamento realizou, na manhã desta sexta-feira (16/7), mais uma reunião virtual. O debate foi conduzido pela presidente da Subcomissão, vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL).

A parlamentar fez uma breve apresentação sobre os trabalhos realizados pela Subcomissão durante os sete encontros do colegiado, destacando os seguintes pontos:

*Discussão orçamentária sobre temas relacionados à Cultura;

* Análises e debates com a participação do Legislativo, Executivo e sociedade civil;

*Análise do Plano de Amparo, anunciado dia 12/2/2021 com valor de R$ 100 milhões;

*Requerimentos de informações à SMC (Secretaria Municipal de Cultura);

Elaine também destacou as demandas solicitadas pela Subcomissão ao Executivo para a retomada das atividades do setor cultural na capital. 

“Nós queremos que o compromisso de que seja realizado. Um planejamento para a retomada em um documento contendo: segmentação por áreas, critérios raciais, de gênero e regionais, abrangência e capilaridade, metas, cronograma de execução, programas contemplados e perspectivas de impacto”, explicou a vereadora, que lamentou a ausência do secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, convidado para a reunião.

Questionamentos

A diretora-executiva e idealizadora do Movimento Nacional ‘Sou 1 de 11 milhões de trabalhadores da Cultura’, Annelise Godoy, participou da discussão e ressaltou algumas reivindicações feitas à Prefeitura, como informações sobre alguns editais realizados. 

“A Virada Cultural do ano passado, por exemplo, teve uma série de fragilidades que a Prefeitura, independente de todas as áreas que nós estamos tentando acessar, não nos dá nenhuma posição, nem se quer alguma documentação publicada”, lamentou Annelise.

A ativista cultural, Luciana Monteiro, também falou sobre os editais. “ Eles colocam normas de acessibilidade no edital, sendo que o valor (do edital) não consegue pagar os custos dos fazedores de Cultura”,  disse Luciana.

Novo convite

Segundo a presidente da Subcomissão, um novo convite foi enviado ao secretário de Cultura para participar da reunião virtual na próxima segunda-feira (19/7). “ A reunião de segunda está agendada, caso a Câmara não entre em recesso até domingo, a gente consegue fazer esse debate. Espero que o secretário (Alê Youssef) cumpra a promessa de aparecer nesta reunião”, comentou Elaine. 

Clique aqui e confira todas as participações no debate da Subcomissão.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também