Subcomissão do Envelhecimento ouve representante da Secretaria da Saúde

RenattodSousa
Subcomissão do Envelhecimento
Subcomissão deseja juntar sete Secretarias municipais num esforço comum pelo idoso

 

A Subcomissão do Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quarta-feira (03/09) o coordenador de Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal da Saúde, Sérgio Pacheco Pascoal. Sérgio detalhou, em palestra, todos os programas municipais de saúde para idoso e os projetos em estudo para futura implantação.Entre os programas abordados estão o Programa Acompanhante de Idoso (para pessoas idosas que precisam de acompanhamento no domicílio e nas atividades externas); o projeto de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ora em estudo pela Secretaria; as Unidades de Referência à Saúde do Idoso voltados para atendimento especializado (ou seja, em nível secundário, por geriatras); o Programa Centro-Dia (voltado para abrigar idosos das sete às 19 horas enquanto eles não podem estar sob cuidado dos familiares). Sobre os programas que estão em planejamento para começar a funcionar, como o Centro-Dia, ressaltou o palestrante: Para implantá-los vamos escolher locais que além de terem vulnerabilidade social tenham menos serviços.Sérgio Pacheco Pascoal também catalogou em sua exposição alguns dados e números sobre a população idosa na cidade de São Paulo. Demonstrou, por exemplo, que vários distritos do Município contam com mais de 20% de idosos, como Jardim Paulista, Lapa, Consolação, Belém e Tatuapé. E que 86,7% dos idosos na Capital tomam algum tipo de medicamento.A Subcomissão do Envelhecimento Ativo, vinculada à Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher, pretende dialogar com representantes das diversas Secretarias Municipais.O objetivo da Subcomissão é aprofundar o conhecimento do que cada Secretaria está fazendo na sua área e também promover o relacionamento entre todas elas, o Grande Conselho Municipal do Idoso e a sociedade em geral. Esse trabalho só vai ser possível quando a Prefeitura, o Estado e o Governo federal conseguirem ter uma política comum junto a um milhão e cem idosos que nós temos na cidade de São Paulo, esclarece o presidente da Subcomissão, vereador Gilberto Natalini (PSDB).Integraram a Mesa da Subcomissão, que se reuniu no Salão Nobre, os vereadores Zelão (PT), Atílio Francisco (PRB), Noemi Nonato (PSB) e Mario Dias (DEM), além do seu presidente.Nós trouxemos aqui quatro secretarias, vamos trazer sete, depois vamos juntar todas num dia só para um encontro maior para aprofundar, propor e integrar, aproveitar recursos e buscar recursos fora, em outras esferas do governo, para que a Câmara possa colaborar de fato para uma política pública eficaz e ampla para os idosos, finaliza Natalini.

Imagens para download:
RenattodSousa
Subcomissão do Envelhecimento
Subcomissão ouviu Sérgio Paschoal, da Secretaria da Saúde
RenattodSousa
Subcomissão do Envelhecimento
Subcomissão ouviu Sérgio Paschoal, da Secretaria da Saúde

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também