Subcomissão ouve Executivo sobre programas para moradores de rua

DA REDAÇÃO

A Subcomissão dos Moradores em Situação de Rua se reuniu nesta quarta-feira (25/11) e recebeu representantes das secretarias de Habitação e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo para discutir programas que cada pasta adota com essa população.

Célia Villa é assistente social da Secretaria de Habitação (Sehab). Segundo ela, para o cumprimento da meta 35 da prefeitura — construção de 55 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida — foram destinadas 2 mil unidades habitacionais para a população de rua.

“Enquanto não são atendidas essas pessoas, elas estão recebendo um auxílio aluguel de R$ 400 por 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, até que saiam as unidades habitacionais definitivas. Hoje, são 53 famílias cadastradas nesse benefício. E também está sendo feito agora outro programa chamado locação social, que é uma moradia mais digna e os moradores podem alugar por quanto tempo quiserem”, disse.

Já na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Empreendedorismo, o objetivo das ações desenvolvidas na pasta é incentivar o trabalho dos moradores de rua. De acordo com José Trevison, há dois programas: Operação Trabalho, que oferece serviços de zeladoria em praças, e a incubadora, onde os moradores de rua podem se qualificar em alguma função.

“Temos na secretaria dois programas. O Operação Trabalho atende população de rua e oferece trabalhos de zeladorias nas praças. Além disso, eles recebem qualificação para que seja inserido no mundo do trabalho em qualquer outra área. Outro programa é uma incubadora onde essas pessoas podem se qualificar e participar de um treinamento na função”, explicou.

Presidente da subcomissão, o vereador Paulo Fiorilo (PT) salientou que as duas pastas enfrentam situações bem diferentes. “Na Secretaria de Habitação ainda há uma dificuldade muito grande em lidar com as pessoas em situação de rua. Tanto o auxílio aluguel quanto a locação social estão muito distantes daquilo que poderia ser razoável para a cidade de São Paulo. Na secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho e Empreendedorismo, eles indicaram um caminho que eu acho importante, que é a contratação desses moradores para que eles desempenhem um trabalho”, afirmou.

Finanças e Orçamento

O Projeto de Lei (PL 417/2013) recebeu o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento na manhã de hoje. O PL prevê a criação do Centro de referência do Idoso, que tem por objetivo o atendimento médico especializado à população.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também