TRE sorteia urnas para apuração paralela na Câmara

RenattodSousa

O Tribunal Regional Eleitoral sorteou na manhã deste sábado as urnas que serão fiscalizadas durante a apuração paralela que será realizada dentro da Câmara Municipal de São Paulo, neste domingo. O objetivo desta ação é aferir a idoneidade do processo eleitoral. Para o juiz Aloízio Sérgio Resende Silveira, responsável pela operação, a auditoria é fundamental para a garantia da credibilidade da eleição. À medida que incorporamos a prática da transparência na nossa cultura, garantimos o que há de mais sagrado no exercício da cidadania, que é o momento do voto, disse o juiz.

Assim que foram anunciadas as localidades de onde serão resgatadas as urnas escolhidas (Jacupiranga, no Vale do Ribeira; Mauá, na região Metropolitana; Palestina, região de São José do Rio Preto; e o bairro de Penha de França, na zona Leste da Capital), quatro equipes do TRE-SP partiram para recolher os equipamentos. Cada domicílio sorteado cederá uma urna eletrônica lacrada, já pronta para a votação, que irá receber votos realizados em cédulas de papel por 40 crianças convidadas pelo Tribunal.

O que elas assinalaram em papel será registrado nas urnas eletrônicas que estarão no plenário da Câmara das 8h às 17h, por funcionários do TRE, neste domingo. Finalizado o horário oficial da eleição, o resultado será conferido.

Durante o dia inteiro, o processo de cadastramento de votos nas urnas eletrônicas será transmitido em tempo real pelo Portal da Câmara, no link Auditórios Online.

Para a eleitora mirim Beatriz Gutierrez, de 8 anos, o principal problema de São Paulo é a poluição, e um candidato para merecer seu voto tem que saber como resolver isso. Ela e sua irmã, Larissa Gutierrez, de 10 anos, estavam muito empolgadas com a atividade. Estou gostando porque parece que eu sou gente grande, disse Larissa, que mora no Tatuapé, na zona Leste da cidade.

O estudante Vinícius Ocampo (foto) também estava animado com a oportunidade de participar do processo de aferição das urnas eletrônicas. Deficiente visual, Vinícius recebeu as cédulas de votação em braile.

(06/10/2012 13h27)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também