Conheça os vencedores do 25º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Tradicional premiação da Câmara de Vereadores, o Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia conheceu nesta segunda-feira (12/12) os vencedores da 25ª edição do evento. O prêmio, criado em 1997, reconhece os melhores trabalhos jornalísticos sobre a gastronomia paulistana com a entrega da Salva de Prata e de placas de homenagens. Neste ano, a honraria comemora o jubileu de prata pelos 25 anos da iniciativa.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), presidente da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia.  “É o primeiro prêmio institucional da Casa que comemora 25 anos e que reconhece os melhores trabalhos em 13 categorias de divulgação da gastronomia paulistana”.

“São Paulo é realmente a capital mundial da gastronomia. Que possamos ter mais comemorações como esta, por mais 25, 50, 100 anos, para que a gente possa continuar aqui representando e trabalhando pela nossa gastronomia”, disse Rodrigo Goulart.

Além de Goulart e dos convidados, também participaram da solenidade ex-vereadores da época em que foi a criada a premiação e representantes da comissão julgadora e da Prefeitura. Em nome do governo municipal, Maressa Alves Barros, secretária-adjunta municipal de Turismo, parabenizou todos que estiveram envolvidos nesta edição do Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia. “É um presente para São Paulo ter um prêmio como esse aqui na Câmara de Vereadores, promovendo a gastronomia paulistana”.

Vereadora em 1997, ano da instituição do prêmio, Aldaíza Sposati agradeceu ao convite. “Eu tenho dito que talvez esta seja uma das experiências mais duradouras”. Também vereador daquela época, Antonio Goulart dos Reis, pai do presidente da sessão, disse que “foi realmente um momento memorável para a Câmara Municipal de São Paulo e para o segmento do turismo, lazer e gastronomia”.

Outro parlamentar em 1997, Mohamad Said Mourad relembrou o momento em que o Troféu foi criado. “Estamos vendo o resultado, 25 anos depois, da química que foi consagrar São Paulo como a capital mundial da gastronomia”.

Alguns representantes de entidades que compuseram a comissão julgadora também falaram sobre a premiação. Virgílio Nelson da Silva Carvalho, da Abresi (Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo), afirmou que o “público é importante, mas vocês são ganhadores, assim como nós somos cada vez que vamos aos restaurantes”.

Miriam Petrone, da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo), destacou a importância dos jornalistas para a divulgação da gastronomia paulistana. “Todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para que esse grande prêmio – Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia – possa ter chegado nesses 25 anos”.

Neste ano, a Salva de Prata foi entregue a 12 categorias. Confira abaixo a lista com os vencedores da edição de 2022 do Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia:

– Reportagem publicada em jornal

“No centenário Ponto Chic o sanduíche Bauru reina absoluto há 85 anos”

Roberto Simões Maia

Jornal Classe A de São Paulo

– Reportagem publicada em revista

“Fome de São Paulo”

Beatriz Marques

Revista Espresso (link: https://gamarevista.uol.com.br/)

– Reportagem difundida por emissora de rádio

“História com tempero: Mocotó”

Beatriz Carneiro Saraiva, Catarina Virginia Barbosa, Edson Antônio de Araújo Junior, Gabrielle Abreu de Oliveira, Kaynã Silva Amâncio de Oliveira, Matheus Zanin de Moraes, Luciano Victor Barros Maluly e Ramana Rech Duarte.

Rádio USP 93,7

– Reportagem difundida por TV

“Viajar o mundo através da gastronomia de São Paulo”

Cecília Padilha

Canal Sabor & Arte

– Reportagem escrita na internet

“O Japão Paulistano”

Cecília Padilha

Yes We Cook

–  Reportagem em vídeo na internet

“3 lanches tradicionais de São Paulo”

Eduardo Carvalho de Almeida

Canal do Youtube – TuristandoSP

– Foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica

“Tordesilhas Restaurante: Do ordinário ao extraordinário”

Márcio Palermo

Site Empratado

–  Guia – Impresso ou Eletrônico – Com indicações da gastronomia na cidade de São Paulo

“Guia BaresSP

Fabio de Francisco e Leandro Meloni

BaresSP

–  Programa de TV especializado em gastronomia

“Experimente por Cecília Padilha”

Canal Sabor & Arte

–  Revista de gastronomia de São Paulo

“Movida a Café”

Natália Camoleze, Marcos Haddad, Caio Alonso, Mariana Proença

Revista Espresso

–  Trabalho acadêmico sobre a Gastronomia na cidade

“Ingredientes amazônicos e sua presença em restaurantes da cidade de São Paulo”

Altieres Bomfim

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Orientadora: Profª. Dra. Camila de Meirelles Landi

–  Aplicativos

“La Tartine Bistrot – Culinária Francesa no coração de São Paulo”

Marianna Benassatto

Canal @oficialdeufome   – Plataforma Tik Tok

Menções Honrosas

– Trabalho acadêmico

“PEDE DENDÊ – COMIDA QUE CONTA HISTÓRIA” –

Thalia Santos Lima e Guilherme Prado – Orientadora Profª Dra. Lilian Crepaldi de Oliveira Ayala – FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação.

“SÃO PAULO CAPITAL DOS FESTIVAIS GASTRONÔMICOS” – Dayane Ohana Oliveira Favaro, Helena Bruna Soares Sousa, Letícia Mesquita Mendes – Orientador Profº Dr. William Ladeia de Carvalho – Centro Universitário FMU

Clique abaixo para assistir à cerimônia de entrega da premiação na íntegra:

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também