Uber será obrigada a ter identidade visual, diz secretário em audiência

Luiz França/CMSP

Os vereadores discutiram sobre os aplicativos de transporte individual na cidade de São Paulo

DA REDAÇÃO

Os carros da Uber e de outros aplicativos de transporte individual serão obrigados a ter identidade visual e pagar à Prefeitura pelo uso das ruas e avenidas de São Paulo, de acordo com secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda. Os motoristas também terão que comprovar que conhecem a capital, fazer treinamento de direção defensiva, e provar que a manutenção dos veículos está em dia, assim como os mais de 30 mil taxistas do município fazem há décadas.

As novidades foram apresentadas nesta sexta-feira (19/05), na Câmara dos Vereadores, durante a Audiência Pública do PL 55/2017, de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB). O evento contou com 1,2 mil pessoas, que acompanharam as discussões das galerias do plenário e do Auditório Freitas Nobre. O grupo foi inforamado de que as novas regras começam a valer a partir de junho.

Porém, o  texto do petebista ainda não foi votado. De acordo com Avelleda, as novas regras devem ser apresentadas nos próximos dias para que já em junho sejam oficiais.

“Apresentamos algumas diretrizes e ouvimos uma série de contribuições no dia de hoje. A ideia é permitir ao usuário reconhecer que aquele carro é de aplicativo e está devidamente credenciado”, disse o secretário da gestão João Doria (PSDB).

A resolução da Prefeitura atualiza a resolução do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), publicada há um ano. O texto da gestão anterior criou o CMVU (Comitê Municipal de Uso do Viário). Foi esse dispositivo que permitiu a administração municipal cobrar dos aplicativos. A cobrança será retroativa.

Logo depois, uma liminar da Justiça favorecendo o transporte individual particular suspendeu a cobrança. No início do mês, a decisão foi derrubada e, agora, o recolhimento pode ser feito. “Esse valor varia conforme o excesso de uso. Quanto mais usar [o viário], mais o valor cresce”, disse o secretário.

Amadeu aprovou a nova resolução, mas disse que está de olho no que o Executivo prepara para os próximos dias. “Eu, como vereador, quero ter o meu projeto encaminhado e aí nós deveremos unir o útil ao agradável: se faltar alguma coisa na resolução, meu projeto, com algumas emendas, vai fortificar o que está sendo feito.”

O vereador ainda chamou a atenção para a falta de informações que a Prefeitura tem sobre os motoristas da Uber e dos outros apps. “Se começarmos a pedir para os aplicativos entregarem  as certidões, as vistorias de carro ou coisa parecida, vamos saber a quantidade de inscritos”, explicou.

“Os taxistas, desde o nascimento, são obrigados a ter certidões para circular na cidade de São Paulo. Já os aplicativos que aí estão são livres e soltos. Começaram muito bem na Copa Mundo de 2014, com Ford Fusion, Corolla e agora tem até Fiat 147”, finalizou Amadeu.

Polêmica

A audiência, que durou quatro horas, teve espaço para polêmicas, aplausos e vaias. Vereadores, taxistas e motoristas de aplicativo dividiram os microfones. Nas galerias, representantes de cada categoria esticaram faixas em apoio os seus setores. No entanto, motoristas da Uber e taxistas ficaram separados, se comunicando apenas por meio de vaias, quando cada um deles tinha direito à palavra.

O presidente da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia, Senival Moura (PT), precisou intervir para exigir decoro dos participantes.

O motorista da Uber Marlon Luz, 37 anos, espera que a resolução venha trazer paz entre os dois serviços. “Todo motorista de aplicativo quer regulação para que justamente não tenha mais agressões e dúvidas”, afirmou. Ele conta que foi demitido há dois anos e encontrou na Uber uma forma de conseguir “alimentar os filhos.

Já Flávio Souza, 34 anos, e taxista há 12, cobra que os colaboradores dos apps sejam obrigados a ter as mesmas exigências que eles. “Se não tiver regulação, fica desorganizado. Tem que ter fiscalização, idade mínima de carro e uma habilitação específica.”

Veja mais fotos da sessão plenária:

106 Contribuições

Sandro Max

Sou motorista por aplicativos e agradeço o espaço que nos foi democraticamente e principalmente o respeito demonstra pelas autoridades da mesa que respeitou o espaço dos dois lados que no fundo querem trabalhar de maneira justa e honesta.

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jeremias Francisco de Souza

não só limitar a quantidade de carros mas aplicar o valor justo das viagens, os aplicativos nos tiram de uma corrida até 42% isso não é justo, tem que se levar em conta a aferição do taxímetro para não ter um repasse desleal para os motorista e taxicistas, só os passageiros estão sendo beneficiados com essa guerra dos apps pela concorrência.

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SIDNEY RODRIGUES DE SOUZA

Sou taxista a mas de 10 anos nunca fui contra motorista de aplicativo sou contra a maneira que esses vampiros se aproveitam dos motorista eu sou a favor de colocar uns 7000 carros de aplicativo na rua tds cadastrados e vms tds pra luta é o importante é fiscalizar a empresa de aplicativo para que de mas aparo aos motorista pois a escravidão já passou faz tempo.

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Michel

Só motorista privado ( APP) acho certo super correto este método para visualizar nós motorista é nosso veículos , e se for para pagar impostos como os taxistas fazem desde que nasceu …teremos os mesmo privilégio com o qual os taxistas tem ( livre de impostos para veículos novos , livre de rodízio , livre para andar em faixa de ônibus , etc ) Se for para ser igual APP x TAXI …..está super aprovado ….

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Alan Alves

Concordo que deva haver uma regulamentação, mas não da forma que está sendo colocada.

Querem equiparar os motoristas de aplicativos aos taxis em deveres, mas os direitos ninguém quer que eles tenham. Não acho tão justo essa prática!

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Giovani luiz

Injusto. Acharam uma forma de inviabilizar, e transformar os aplicativos em TAXI. O direito do Cidadão, foi mais uma vez, serciado. Como pode, uma coisa que esta dando certo, do nada não servir para a populaçao? O certo, era os deputados fazerem uma pesquisa com a população para saber o que realmente eles querem. Aluas vcs deputados, estão em seus cargos para representarem aquilo que o povo quer, não o interese de vc. Sabemos que muitos dos senhores deteem frotas e mais frotas de taxis. Este é o Brazil. E é com ZZZZZZ mesmo.

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Marcos

Entao teremos direito a andar em faixas preferenciais tirar carro mais barato e nao ter rodízio também legal

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Marcelo

Já que os App tem que ter todos os regras dos Táxi tbm os App tem que ter corredor de ônibus liberado a msm porcentagens de descontos na com6 de carros e etc.

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Rafa

Vamos poder usar corredor de ônibus também? Ou só vão impor a fiscalização?

Quando eu trocar meu carro terei os descontos que os taxistas possuem?

Só para saber né…pois o que mais se argumenta é que querem a mesma cobrança que o taxista possui, queremos os benefícios também então.

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Ivan Melo

Meu nome é Ivan Melo, 40 anos de idade, sou motorista de app (Uber). Na minha opinião a regularização vai tornar os apps mais confiável e profissional, tendo em vista de que tanto as obrigações e deveres sobre os motoristas de apps sejam fiscalizadas e mais eficientes, assim como os benefícios também sejam disponibilizados aos motoristas de apps como por exemplo: o uso dos corredores de ônibus e as isenções de ( IPI, ICMS e IPVA), na aquisição de um novo veículo como são atribuídos aos taxistas. Sendo desta forma todos terão espaço para exercerem um excelente serviço de transporte a população.

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Fabio Roquetti

É preciso rever também a cobrança da tarifa em horário diferenciado, isto é, a bandeira 2 precisa ser obrigatória e não facultativa, extinguir o taximetro virtual e limitar o número de carros

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Ivan Melo

Meu nome é Ivan Melo, 40 anos de idade, sou motorista de app (Uber). Na minha opinião a regularização vai tornar os apps mais confiáveis e profissionais, tendo em vista que tanto as obrigações e deveres sobre os motoristas de apps necessitam serem fiscalizadas e com mais eficientes, assim como os benefícios também sejam disponibilizados aos motoristas de apps como por exemplo: o uso dos corredores de ônibus e as isenções de ( IPI, ICMS e IPVA), na aquisição de um novo veículo como são atribuídos aos taxistas. Sendo desta forma todos terão espaço para exercerem um excelente serviço de transporte a população.

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Paulo

E o dumping permanece? Covardia competir com uma tarifa ridícula dessas, justiça, mesma tarifa para ver quem se sustenta.

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Willians amorim

De tudo isso espero nao pagar mais ipva rodar corredor onibus com passageiro e trabalhar em paz. Bom final semana para todos

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Saura

FAÇAM O QUE OS TAXISTAS QUEREM: ACABEM COM A CONCORRÊNCIA! DEIXEM QUE SÓ EXISTAM TAXIS, QUE SEJA UM MONOPÓLIO!
APROVEITEM E VOTEM TAMBÉM PARA QUE SÓ EXISTA UMA MARCA ESPECÍFICA DE CADA PRODUTO NO SUPERMERCADO, NA LOJA, QUE SÓ EXISTA UMA ÚNICA EMPRESA DONA DE TODOS OS SUPERMERCADOS, QUE SÓ EXISTA UMA MONTADORA DE VEÍCULOS…ENFIM, QUE NÃO HAJA MAIS CONCORRÊNCIA!
APROVEITEM E NÃO SE ESQUEÇAM TAMBÉM DE PROIBIR AS IMPORTAÇÕES, POIS ELAS SÃO AS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO DESEMPREGO DE BRASILEIROS!
ENFIM, ACABEM COM TUDO; DEIXEM O PAÍS VOLTAR À ERA DO GELO!
QUEM SABE ASSIM, OS IGNORANTES FIQUEM SATISFEITOS!

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Gilleade

Deve ter regras, placa vermelha, condutax, limite de carros, passar pelo Ipem, fiscalização etc, para que se torne um serviço similar ao táxi, pois está muita bagunça desordem na cidade, só vai trabalhar nos apps e similares quem realmente necessita, não quem quer fazer bico.

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Carlos eduardo

A quantidade de motoristas de apps já passou dos limites piorando o trânsito sem limites de prestadores de serviços sem capacitação, veículos sem segurança e condições de atender adequadente a população de São paulo como merece

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Kahue Longo

Sou de pleno acordo com relação as exigências mas e as qualidades que os taxistas​ tem como as isenções​ de compra de carro IPVA e tudo mais também teremos os mesmos direitos?

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Evanildo Benedito Martins

No mínimo exigências iguais dos taxistas,( certidões criminais) estado geral dos veículos,no meu ponto,vejo carros embarcando e desembarcando em carros de 20 anos de uso, em estado lamentável,até carro com escada no teto etc etc.

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Marco Aurélio

Espero que resolvam essa autuação porque até agora e só conversa por parte dos políticos. Coloquem as regras em pratica para os apps e pelo menos assim teremos um equilíbrio para as duas partes (taxistas e carros particulares)

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Marco Aurélio

Moderação falar a verdade. Espero que coloquem em pratica tudo que discutiram e que for abordado na audiencia pública no dia de ontem 19/05/17, porque a classe se taxistanão aguenta mais as promessas

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vagner alves torres

Compreendo que o desenprego esta crescendo dia apos dia mas do jeito que esta nao pode os apps so lucram eos motoristas nao ganham quase nada e nem deixa os taxistas ganharem ai fica dificil ne todos saim perdendo eos apps lucrando cada dia mais

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Clay

Gozado que corrida de R$ 5.00 OU ATÉ MESMO R$10 REAIS.
OS taxistas NEM tiram o carro da fila…ou do ponto!
(não estão errados não)…
e quanto aos da UBER não PODE recusar serviços senão são excluídos do aplicativo.

pau na máquina pra todas as chamadas.

sou motorista UBER e se alguém tem que pagar taxas,
este alguém é a UBER e não aos motoristas que de uma viagem de 10 reais, sobram só 5 reais…
pois 25% de taxa da UBER e 25% é de gasolina E MANUTENÇÃO DO CARRO.

Pensem bem no que estão fazendo…
tem gente que tem que fazer 12 ou até mesmo 15 horas on line,
para poder sustentar os filhos… com comida, aluguel, luz, agua, internet, roupas, iptu, aluguel de carro,

QUE Á UBER Ganhe 15 % DE CADA CORRIDA E QUE PAGUE AO GOVERNO 10% DAS CORRIDAS JÁ ESTAVA BOM…

AGORA…OS MOTORISTAS SÃO COITADOS… QUE ESTÃO LUTANDO PARA SOBREVIVER.

Repensem e imagine 50 mil ou que seja 1 milhão de motoristas querendo trabalhar e não conseguindo.
entraram no desespero!
pois as crianças estão em casa dizendo:
Pai….quero comida…

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Robson Lopes Correa

O senhor vereador Adilson Amadeu precisa criar vergonha na cara e pensar no cidadão, Está história de que carro é em que ter identificação vai contra o cidadão que tem direito de escolha o carro é identificado pelo App o cidadão sabe o motorista e o carro que vai até ele já os táxi só tem a identificação que é táxi não sabe o motorista que vai, outra querem que paguem as mesmas taxas dos taxistas será que os motoristas de App vai ter os mesmos benefícios que os táxis isto não foi posto em pauta, os vereadores estão defendendo parceiros políticos que são proprietários de frotas de táxis é uma vergonha para o país, ao invés de cuidarem do transporte público ou Seja ônibus que estão uma sucata ficam perdendo tempo com isto.
Nossos vereadores não tem capacidade e nem autoridade e nem vergonha na cara para fazer fiscalização nas frotas de táxi e nem em empresas de ônibus pois são marionetes que os empresários brincam .
Tá na hora deles começarem a fazer jus aos votos que receberam e pensar nos cidadãos.

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Vera

Os aplicativos de transportes vieram mostrar aos taxistas que o usuário merece respeito, coisa que eles desconhecem, a maioria é muito grosseira. Além disso, o custo mais baixo dos aplicativos gerou possibilidades de transporte a quem não pode pagar o preço do táxi.

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Flávio

Acho que se deve limitar o número de carros, exigir o seguro extensivo ao passageiro e também o curso de direção defensiva, assim como nos é exigido.

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Carlos

Sou motorista de aplicativo e se tem que ter as mesmas regras que os taxistas então também quero isenção de pagamento do IPVA, isenção do rodízio municipal e isenção de 30% no valor de compra de carro 0km.

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Rafael Augusto

A regulamentação e com certeza melhor para ambas as partes, porém se querem exigir tanto para os carros e motoristas de app nós de os mesmos direitos que sem tem no táxi.

Como: transitar em faixa exclusiva de onibus, veículos zero com descontos e sem pagamento de ipva, descontos para tarifas e impostos.

E se for por regulamentação e um melhor atendimento a população façam valer para todas as classes: reciclagem dos motoristas, veículos com manutenção em dia, motoristas conhecedores da cidade e suas vias, conhecedores da legislação, motorista pelo menos com um grau mínimo de escolaridade, motoristas com graduações especificas em alguma area, não ser reincidente em nenhum tipo de multa no prazo de um ano, exigir exames e atestados médicos periódicos do motorista…

Fazer com que as empresa paguem seguro de vida aos motoristas.

Todas estas reivindicações são válidas deste que estas não sejam específicas para motorista de app e sim para classe de transporte público. …

Pois seja App ou Taxi..ambos tem motoristas bons e ruins.

E uma vez que estão exigindo a necessária regularização, fica a pergunta quem era irá fiscalizar os órgãos ou empresas que farão o trabalho de fiscalizar os carros de app?

Pois sabemos bem que nossa política e políticos nacionais nós últimos anos só provam ser cada vez menos de confiança e estão sempre envolvidos em esquemas ilícitos e de favorecimento financeiro.

E ja que falam tanto dos carros de app, que tal começarem a tambem3as inúmeras empresas do centro de São Paulo que revendem alvarás de estacionamento como se fossem donos deste…sem falar nós funcionários do DTP que tem sempre um amigo ou familiar trabalhando como taxista numa mera e simples coincidência. ..

Regras tem de ser PRA TODOS!!!!!

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Carlos Roberto

Se faz necessário regulamentar os após conforme debatido na Câmara Municipal , porém um dos itens mais importantes, eu não li na matéria, que é a equiparação das tarifas .
Esse sim é um item importantíssimo.

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Isaías Dos Santos Souza

Isaías Taxistas

Eu acredito que temos condições de oferecer o melhor serviço de São Paulo e seja táxi ou App de concorrência é normal em qualquer área de trabalho desde que seja igual para todos.

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Celso atayde dos santos

Não basta apenas regulamentar o Uber, é preciso ter indefinição adesivada nas laterais dos carros em todo Brasil, e nos municípios ter principalmente limitação no número de carros nas ruas, só regulamentar a Uber não vai resolver o problema.

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Celso atayde dos santos

Só à regulamentação do Uber o táxi vai desaparecer em​ todo o Brasil, o seja o taxista àbandona a profissão.

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Celso atayde dos santos

Se os taxistas abandonarem a o táxi não vai ser bom para ninguém, nem para o estado, município, Brasil e população.

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Lenildo souza

Se os valores cobrados pelos apps conseguem subsídio e obter lucros com o baixo valor cobrado por corrida,aí eu pergunto porque os valores cobrados pelos taxista é tão alto e não seja igualmente os cobrados pelos apps, Isso traria uma competitividade e qualidade ao usuário deixando que escolha o melhor serviço.

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Fabiano

Vamos ter regras e os benefícios dos táxis carro com desconto fora do rodizio IPVA mais barato!!!!

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Leandro

Pq vcs não param de roubar o povo em vez de atrapalhar o trabalho do povo que ficou desempregado por causa da crise que foi causada pelos políticos que nos roubaram

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Roberto eligio pinto azeredo

Temos que seguir as leis trabalho a 45 anos no táxi e os intrusos acabaram com a categoria com preços fora do comum nem eles ganham?

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Valdomiro Cunha

Concordo que temos que ter os mesmos deveres mas também concordo que temos que ter os mesmos direitos como por exemplo
Andar nos corredores de ônibus sermos isento do rodízio termos descontos na compra de carros novos e por aí vai

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Marcos de Paula

Taxista dizem se profissional mais como podem ser profissionais se a carteira de habilitação da maioria e carteira b e não c d ou e estas são sim profissionais .
E tem que exigir de taxista quanto de motoristas de App carteira D e fazer exames toxicológico tb.

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João José Garcia

Estive na Câmara dos vereadores na tarde desta sexta-feira dia 19, os taxistas foram muito participativos e ordeiros, as soluções para essa regulamentação deverá ser rápida e muita saudável para São Paulo e para o Brasil!

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Célio

Esse vereador tá buscando mais uma forma de arrecadar e encher os cofres públicos de dinheiro,o aplicativo é considerado uma carona e não um serviço de táxi eles querem a todo custo modificar esse tipo de transporte simplesmente pra engordar as contas públicas.isso é uma vergonha.

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William herreira

A população aprovou Novo meio d se lo comover..acho que eles têm tem q ser ouvidos..estou focado em taxas e taxistas…mas os que usam não estão sendo ouvidos..concordo em fiscalização e controle..mais taxas impostos…não..quem paga e o passageiro…

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Mauro Elpídio Moreira

Engraçado como esse país só tem oportunista. Quem fez o maior comercial da antiga Easy táxi é a 99 táxis as empresas Judas. Bom qd esses apps chegaram no Brasil os Taxista já se adequaram a modernidade dos app. Agr vem um pessoa desempregada ou até mesmo fazendo bico para complementar a sua renda na minha profissão e ainda quer dizer que é motorista de app? Me poupe né vai lutar como eu lutei para obter a minha licença vai fazer curso é ter seus diplomas de motorista e o mais importante vai tirar as folhas corridas. Injusto querer legalizar o que já existe muito bem legalizado no nosso país é muito bem fiscalizado. País da injustiça onde o certo está errado e o errado é que está certo.

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Wanderley Tucillo de Almeida

Corre comentários que para entrar no Uber, com carro mais velho é simples, basta escanear o documento do carro, e alterar o ano do veículo, pois os documentos são enviados via email, não há conferência, nem fiscalização.Logo, um carro 2008 vira o ano que quiser. “Uma vergonha”. Cada vez mais carros velhos nas ruas e com pessoas sem experiência no trânsito. Param em cima da calçada para embarque/desembarque, fazem fila dupla….Cresci com o seguinte ensino; ” cada um é doutor na sua área”, é imperdoável qualquer profissão, querer ser taxista.

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Ailson

Depois que surgiu os aplicativos nunca mais usarei o serviço de táxi.
Simplesmente porque a maioria são totalmente mal educados.
Também quero ter o direito de esvolha.

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Geraldo

As prefeituras tem que autoriza e fiscaliza e limitar todos os veiculos de transporte do municipio para dar seguraça para os usuarios.

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Helio vargas

Esse é o Brasil, sem lei ,quero ver quando aparecer ônibus urbanos por apricativos oque as autoridades vão fazer.estão dando brechas igual da épocas dos pirueiro.

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Jeremias Rebouças

Se todo mundo cuidasse dá vida e deixasse todos trabalhar em paz seria melhor por isso que os políticos estão em guerra isso é uma vergonha para nós trabalhadores vamos se unir e acabar com essa palhaçada,e outra coisa eu concordo com os carros uber e outrs app a ser identificado nos carros como nos taxistas

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Aldair

Esse é o melhor caminho para solucionarmos esse problema que está afetando a renda de vários profissionais, com a regulamentação a prefeitura vai administrar o número de carros (TÁXIS E UBER) de acordo com a demanda para que todos possam levar um dinheiro digno para sustente de sua família e manutenção do seu instrumento de trabalho que é o seu veículo, para a população não muda nada, pois contunuaram podendo escolher pelo melhor serviço agora em condições iguais, resta saber se a uber vai querer deixar de faturar milhões com 200 mil carros para ganhar apenas poucos mil reais com um número de carro reduzido. A meu ver ela vai fazer o que faz os gafanhotos quando estão devorando uma plantação e antes de perder toda a colheita o produtor joga um veneno e os gafanhotos abandonam aquela plantação e vão a procura de outra para atacarem e devorarem tudo novamente.

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Marlucio Santos Ferreira

Boa tarde gostaria de fazer uma declaração que vai ajudar bastante no que vocês​, vereadores e taxistas querem fazer, primeiro vocês não não estão preocupados com os clientes que usam o app uber e outros apps vocês querem ajudar mesmo, perguntem ao povo se eles estão satisfeitos ou não com o nosso trabalho.

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Adriano

Só quero meus 40 mil de volta! Fui enganado pelo município, pois a 8 anos aguardava ser sorteado e agora o negócio não é rentável, trabalho 16 horas por dia só para pagar esse abacaxi.
Se não for resolvida a questão o quanto antes, vão acabar com o táxi preto.
Não é justo tanta exigência sobre o táxi o os apps só ganhar dinheiro.

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olegário dos Santos

Nos, taxistas estamos com outro problema, que são os táxis de outros municípios trabalhando em são Paulo.
Nossos táxis deveriam ser identificados também.

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Carlos Roberto Ribeiro Granja

Tem que proibir carros de outro municípios e também que como os táxis ter placas vermelhas e proibir os aplicativo de dar descontos e de não cobrarem a bandeira 2 a noite e domingos e feriados

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Luis Hermínio Nunez Caceres

Esquemas de pedir p os veículos sejam emplacados no município de sp ,a inovação de veículos de fora de município até de estados perdi a conta de quantos já vi na cidade ….

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Fabiano Alves de Hollanda

Difícil entender esse país pois a política está aparecendo de tudo e querem mexer onde milhares de usuários cidadão vai ser prejudicada ou seja

Responder
Luis Hermínio Nunez Caceres

eu acho que para não ter dúvidas de quem realmente precisa dessa regularização em relação ao desempregado pedir carteira de trabalho para comprovar que realmente está desempregado porque tem muitos que usam esses app como bico …

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Caio

Fui por seis meses motorista da uber e sou a favor da regulamentação porque do jeito que está não dá para os motoristas se manter trabalhando por muito tempo o valor não compensa.

Responder
Victor

É importante que os​ motoristas​ de app tenham deveres como os taxistas. Mas não podemos esquecer dos direitos. Como por exemplo transitar pela faixa de ônibus.

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Ricardo Cavicchioli

Já que nós motoristas de aplicativos vamos ter que nos submeter nas mesmas obrigações dos taxistas, que tenhamos também isenção do IPVA, IRRF, ICMS e outras. Concordam?

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Mario

Como assim “pagar pelo uso das vias”. Quer dizer que o taxista tem uma série de isenções enquanto o motorista de aplicativo paga dois IPVAs? Regulamentar meu caro, é criar uma categoria limitada de motoristas qualificados e veículos idôneos, com as mesmas isenções e facilidades dos taxistas. Se alguém deve ser taxado estes são certamente os proprietários dos apps que embolsam 25% limpo do faturamento bruto dos motoristas. Pelo amor de Deus deputado, não fale bobagens!!!!

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Marcos Bujes

Boa noite
Sou Ex.Taxista sem alvará profissional nobre com desemprego virei Uber muitos colegas taxistas me respeitam só queria trabalhar e dividir as pistas com meus amigos taxistas.Somos todos país de família.Sr.Edmilsom Americano Ex.Vereador e Presidente da Guarucoop.
Só atrasou nossa vida aqui em guarulhos adiando por mais de 2 anos os sorteios de novos alvarás na cidade de Guarulhos.E hoje os novos alvarás os novos taxistas não conseguem pagar os carros financiados.Vem aqui na praça de Guarulhos fazer opinião pública com os taxistas de praça.eles vamos falar o que acha.fiquem com Deus.

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Ricardo Soares

Esses srs querem regular mais o quê? Já está regulado! O passageiro paga pra prefeitura 0,10 centavos o km. Olha o mar de dinheiro desta mais nova arrecadação!
Que por plaquinha de identificação vai resolver? Querem pelo visto ganhar com uma suposta venda das mesmas.
O sr Amadeu infelizmente e com o perdão da palavra é um exímio fanfarrão. Só quer criar discórdia.

Responder
William Mori

Concordo com a regularização sou motorista da Uber, porem se tivermos a mesma exigências que os táxis tem, concordo também de termos os mesmo benefícios, como por exemplo, comprar carro com desconto, não pagar IPVA, andar na faixa de ônibus, assim fica uma concorrência justa, ou seja, mesma exigências mesmo benefícios.

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José Ribeiro

Com certeza assim que regulamentar , vai saí os oportunistas e os fichas sujas , aliás são muitos

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Darlon

Acho que a quantidade de carros deve ser a mesma que a dos taxis mais as tabelas de precos tambem tem que ser igual i a prefeitura deveria criar um aplicativo para ambos e mandar a uber e 99 e os outros para o inferno

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Manoel santos

Sou motorista de aplicativos tenho um carro Sentra 2017 gostaria de saber se quando regulamentar não vou mais pagar IPVA como os taxistas comprar carros com desconto .porque se querem que nos sejam como os taxistas então nada mais justos que nos também tenha os mesmos direitos e obrigações

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Danilo

Concordo com melhorias e exigências para melhorar a qualidade dos motoristas. Mas só vejo a prefeitura falar em cobrar, liberar a faixa de ônibus, rodízio é isenção de impostos pra compra e circulação de veículos. Acho q tem q se justo, se cobra as mesma exigências, conceda os mesmos benefícios.

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Nerildo Isaías Santos

Como a população está vendo a corrupção dos políticos contratanto grandes empresas para faturar enormes quantias de obras superfaturas para distribuir entre políticos o que esperar desta população que só em chega o que a mídia espoem e não ver que nos taxista só trabalhamos com taxímetro devidamente aferido com órgão muito competente o INMETRO instituto nacional de metrologia e também o IPEM instituto de peso e medidas o que esperar de uma empresa que tem cobrança indevida com tabelas virtuais dando preços dinâmico sem nenhum a fiscalização só podemos tirar conclusões que estes valores também está indo para os colaboradores da lavajato com isso os usuários de todo o país não quer ser um patriota quer ser mais um corrupto dando margem para nosso galhar uma grana por traz dos bastidores lembrando que nos taxista somos 38.000 táxis credenciados contrato 100.000 UBER sem nenhum tipo de aparelho de visualização do preço da corrida que o passageiro visualiza e que os órgãos competentes citado fiscalizem para não ter cobrança indevida

Responder
Gilson Alves da Silva

Este deputado Adilson do PTB tem que consultar os usuários de aplicativos e verificar o grau de satisfação, e não ficar defendendo está máfia de taxistas que muitos alugando seus alvarás e estas frotas de táxi, nem da pra comentar a exploração de seus motoristas.

Responder
Jeferson

Meu pensamento funciona da seguinte maneira , tem que ter mais fiscalização nos aplicativo , e injusto com os taxistas pk eles tem cursos e normas á comprir os aplicativos não , os aplicativos funciona igual jequiti Avon , ai virá bagunça ….

Responder
Wellington Miranda de Abreu

O povo quer o Uber porque é barato, mas não pensa que para fazer a manutenção de um veículo e ter um ganho, não é transportando o povo com preço de Uber que que vamos conseguir um trabalho digno.Tem que regularizar sim é limitar o número de veículos e preço regulado pelo governo e não pelos após.Assim como o Metrô, o Trem o Ônibus o Avião, as Balsas etc…

Responder
Gedaias Lourenço da Silva

Gostaria de poder andar em corredores de ônibus e ter isenção na compra de carro zero km

Responder
Cristiane

Eu sou motorista de aplicativos é também sou a favor de limitar o grande número de carros é muito lata velha nas ruas

Responder
Cezar Martins

Sou motorista de aplicativo, sou a favor da regulamentação mas com essa regulamentação espero que coloquem os direitos também e não só os deveres, vão liberar os carros dos aplicativos nos dias de rodízio? Os carros de aplicativos com a respectiva identificação poderá utilizar os corredores de ônibus qdo estiverem transportando passageiros? Essas são as perguntas que não calam até agora só vi falar em dinheiro que tem que arrecadar dinheiro não ouvi ninguém falar dos benefícios a população ou aos motoristas dos aplicativos.

Responder
Jesse nilton

Acho que tem que limitar quantidade também hoje são Paulo ja é muito dificil o transito e as autoridades colocando mas veículos nas ruas absurdo

Responder
Osmar Vilas Boas

Sr Amadeu, Fiat 147 na Uber? tá de brincadeira, pagar para fazer uso dá malha viária, cruel, e os impostos que são aplicados e arrecadados sobre veículos automotores, tudo bem, que aja regulamento, mas cobrar mais com a forma de uso, cruel.

Responder
Renê José de Carvalho

Já que estão querendo que nos enquadramos nas normas dos taxistas,
Então também temos que ter os benefícios como: desconto para comprar o carro, não pagar IPVA, andar nos corredores de ônibus e não ter rodizio. Se for assim concordo plenamente.

Responder
Carlos

Como assim, o vereador dizer que tem Fiat 147? Os carros tem idade mínima sim, tem identificação no app, vc consegue ver a foto do motorista, a placa e o modelo do carro se acontecer algum problema ou vc esquecer algo no carro, tem como vc saber qual carro te conduziu, e no táxi tem como?. Provar que conhece a cidade? Já ouviu falar de GPS? Pagar pra pra usar a rua? Já ouviu falar em IPVA? Não da pra usar as mesmas regras para algo que foi criado agora é algo que existe a séculos.

Responder
Lucas

Sou morador de Vitória Espírito Santo e trabalho com o aplicativo desde que chegou na minha cidade. Minha opinião é a seguinte: Acho interessante essas cobranças que estão sendo feitas em são Paulo com exceção do adesivo no carro pois isso iria nos expor e expor o passageiro e a finalidade do serviço não é esse. Mais apoio todo tipo de cobrança de cursos, veículos conservados, é um ano mais recente para os veículos, também acho que deveria ter um aumento nas tarifas e uma seleção dos motoristas pois hoje em dia qualquer um coloca carro na Uber ele não querem saber se a pessoa está desempregado, se sabe dirigir nem.nada para eles o quanto mais carros melhor e isso tira corrida das pessoas que estão desempregadas e que fazem do aplicativo o único meio de renda
Tem pessoas que tem dois empregos e ainda vão pra rua fazer uber, outros tem dois três carros e estão arrendado pra Uber a velha história do defensor só que no caso de Uber. Então acho que de fato tem que ter algumas mudanças, não só em são Paulo, mais em todos os estados.

Responder
Roberto

sou motorista da Uber à um ano e digo que se for feitas novas regras então também deverá ser permitido que os carros dos apps possam circular e parar para embarque e desembarque de passageiros nas faixas de onibus e que sejam liberados dos rodizios assim como os táxis

Responder
Ricardo Neto

Sou a favor da regulamentação, mas precisamos de um tempo hábil para atender as exigências que determinarem. Concorde que virou bagunça a questão de cadastros de carros e motoristas. Tem que ter oganizacao para segurança de todos.

Responder
Edmilson bomfim

Concordo plenamente com as novas leis não concordo com carro alugado de outros municípios etc que tenha um curso simula a condutax

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Gerson Rogério

Não tenho nada contra os motoristas do Uber pois acho que cada um se defende como pode, sou taxista a 1,5 ano e era corretor acho que a entrada dos aplicativos sem nenhuma regulamentação foi injusta com uma categoria toda, do só queria chamar a atenção sobre a importância dessa empresa predadora ser obrigada a recolher o INSS de cada motorista pois estão todos na maior clandestinidade e desamparados sem contar o tempo de serviço prestado para ela, não contando portanto o tempo para efeito de aposentadoria destes motoristas! Tem que obrigar ai quero ver eles continuarem praticando as tarifas que praticam!

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Bernardino

Pelo andar da carruagem, logo os motoristas de aplicativos (app drivers) vão ter isenção de impostos na compra do carro zero e também transitar pelos corredores de ônibus.

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Paulo

Simples
Qualquer motorista que tenha um carro nos conforme, em seu nome e placas se Sp, poderia se cadastrar e trabalhar.
Carros em nomes de terceiros e escravidão Branca, pior que a escravidão do século XIX.
O coitado desempregado aluga uma carro e vai 18 hs. Pagando as despesas e nada sobra pra ele.
Uber.,,locadoras,donos de carros que exploram o coitado e o serviço.

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João Pina

O transporte clandestino é proibido, quem deveria fiscalizar, assim como o DTP fiscaliza os taxistas.
Porque o transporte clandestino por aplicativos podem rodar livremente pela cidade de SP?

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Joao Marcio rodrigues

Sou a favor que os carros sejam limitado e fiscalizado e tenham uma indentificacao de aplicativo

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Carlos Alberto dos Santos

Sou motorista da Uber a quaze um ano e concordo que deveríamos ter identificação visual iria facilitar para o passageiros e para fiscalização também e uma vistoria seria correto pois a carro na Uber que estão caindo ao pedaços diz usuários que pegamos, porém também tenho o condutaxi que é a licença do taxista rodar na cidade nao entrei para ser taxista pois a muita boreocracia pois temos quer ter alvará e muitas outras coisa por isso descidi correr para a Uber pois é mais fácil porém a Uber deveria ter esse documento também para que seja justo com as duas categorias porém também deviriamos ter placas vermelha pois poderíamos roda no rodízio é ter o desconto sobre o valor de outro veículo no qual teríamos o prazo para troca como os táxi e também não pagar IPVA e pagar as taxas como taxista paga seria bom para todos

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Carlos Alberto dos Santos

Sou motorista da Uber a quaze um ano e concordo que deveríamos ter identificação visual iria facilitar para o passageiros e para fiscalização também e uma vistoria seria correto pois a carro na Uber que estão caindo ao pedaços diz usuários que pegamos, porém também tenho o condutaxi que é a licença do taxista rodar na cidade nao entrei para ser taxista pois a muita boreocracia pois temos quer ter alvará e muitas outras coisa por isso descidi correr para a Uber pois é mais fácil porém a Uber deveria ter esse documento também para que seja justo com as duas categorias porém também deviriamos ter placas vermelha pois poderíamos roda no rodízio é ter o desconto sobre o valor de outro veículo no qual teríamos o prazo para troca como os táxi e também não pagar IPVA e pagar as taxas como taxista paga seria bom para todos

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Paulo Pereira

Se os motoristas da Uber tiverem as mesmas obrigações que os taxistas teêm, significa que terão os mesmos direitos, temos que ser justos em todos os sentidos!

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Cláudio Moraes de souza

Não queremos acabar com os aplicativos. Eles também estão sentindo na pele a própria concorrência. Ficou desleal até para eles

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Welson

Que vergonha de uma câmera de vereadores desse nível. Só vejo me vêem com cobrança Benício zero para o cidadão que quer levar o seu ganha pão pra casa trabalhando como os motoristas de app vão procurar o quer fazer.

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