Utilização de cães em empresas de segurança pode ser proibida

CCJ-04-03-2015 FRANCA-04763-300 ABRE

Autor do projeto, vereador Roberto Trípoli (PV) entende ser desrespeitosa a forma com a qual os animais são utilizados         Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

Durante a reunião da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), realizada na tarde desta quarta-feira (4/2), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) 55/2015, de autoria do vereador Roberto Trípoli (PV), que proíbe a utilização de cães por empresas de segurança patrimonial privada e de vigilância.

O autor do projeto entende ser desrespeitosa a forma com a qual os animais são utilizados pelas empresas. Segundo Trípoli, estes cachorros ficam soltos e não são bem tratados, sendo expostos, inclusive, às chuvas.

No caso de vigilâncias realizadas em cemitérios, o parlamentar alerta para outro problema. “Cachorro adora, e quando sente o cheiro do osso, ele vai cavar. Ou seja, amanhã qualquer um pode ir ao cemitério e se deparar com um cão carregando um osso humano”, alertou.

Conte Lopes (PTB) foi o único a se posicionar contra o projeto. “Eu acho que o cão usado pelo homem traz segurança, e na insegurança que vivemos em São Paulo, tudo que possa melhorar essa questão eu sou a favor”, ponderou.

Esta foi a primeira reunião da CCJ conduzida pelo novo presidente da comissão, o vereador Alfredinho (PT).

2 Contribuições

Angelo

Pois é, na insegurança em que vivemos, sem podermos deixar nossas casas e empresas livres da ação de meliantes, seria no mínimo irresponsável tirar do cidadão mais esta arma contra a violência e a favor da preservação do patrimônio. É incontestável a eficiência do uso de cães na proteção predial, sem contar que o custo é irrisório, quando comparado a outros métodos disponíveis no mercado. A Prefeitura de São Paulo teve uma experiência altamente positiva na segurança de cemitérios, reduzindo a zero o número de furtos a túmulos após a adoção de cães de segurança. Concordo com o Vereador quando considera a saúde e o bem estar dos animais, e acredito serem estes fatores primordiais no manuseio dos cães. Boa moradia, alimentação, carinho e um grande espaço para correr durante a noite deixam qualquer cãozinho pleno de felicidade! O projeto de Lei em questão seria muito mais útil para a sociedade se disciplinasse os pré-requisitos para o uso de cães na segurança privada. Da forma com foi redigido, ao meu ver, vai deixar muito ladrão feliz e encher o bolso dos instaladores de cercas e alarmes.

Responder
Aksel Hansen

Desculpe !
Tenho certeza absoluta que existem várias empresas que cuidam com muito carinho e competência os cães devidamente treinados para guardar a nossa segurança ?
Faça uma visita surpresa por exemplo no CKA canil .voce encontra este como também vários que cuidam muito bem dos cachorros que por sua vez cuidam muito bem da nossa vida ,

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também