Vereador defende instalação de sistema para aumentar a segurança nos ônibus

 DA REDAÇÃO

A SPTrans registrou 99 roubos no primeiro trimestre do ano passado – um aumento de mais de 50%, se comparado com o mesmo período de 2016. Para tentar reduzir esses números e aumentar a segurança de motoristas, cobradores e passageiros, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma (PSDB), propôs a instalação de sistema de alerta luminoso visual em veículos de transporte coletivo.

De acordo com o Projeto de Lei (PL) 544/2017, os ônibus deverão ter luminosos – tipo strobo automotivo, rotativo ou não – instalados em pontos na extensão do coletivo, longe das luzes de sinal do mesmo. Eles poderão ser acionados pelo cobrador, motorista, passageiros ou pelas câmeras de segurança instaladas no interior do veículo.

O sistema ainda poderá evitar o assédio contra as mulheres. No ano passado, foram registrados 514 casos – aumento de 650%, se comparado a 2012. As abordagens vão desde toques sem consentimento a até ejaculações.

A justificativa apresentada por Eduardo Tuma para apresentar a proposta é modificar o atual cenário da capital paulista, de assaltos e assédios, que geram prejuízos materiais e psicológicos aos trabalhadores e população.

O Projeto precisa tramitar pelas comissões de mérito antes de ir para votação dos vereadores. Se aprovado, segue para sanção ou veto do Prefeito João Doria.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Eduardo Tuma. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também