Vereadores apresentam demandas ao secretário municipal de Educação

 

RO COM EDUCACAO CULTURA ESPORTES-14-10-15-ABUENO1512ABRE

Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, participou da reunião da Comissão de Educação
Foto: André Bueno / CMSP

JELDEAN SILVEIRA
DA REDAÇÃO

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara recebeu na reunião desta quarta-feira (14/10) a visita do secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita. O objetivo do encontro foi debater com o secretario demandas de vereadores destinadas à Educação.

Entre as principais demandas apresentadas, os vereadores questionaram o secretário sobre o atendimento de vagas em CEI/ Creches (Centro de Educação Infantil), EMEI’s (Escolas de Educação Infantil) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e sobre ações pontuais, como projetos de inclusão e acessibilidade de alunos com necessidades especiais.

O secretário classificou como os principais pontos da gestão a busca por acesso ao ensino e a qualidade da educação no município. Sobre a qualidade do ensino, destacou que foram realizadas mais de 64 horas de reuniões com os profissionais da educação dialogando sobre estrutura, formação e métodos de avaliação.

Sobre a principal dúvida dos vereadores, em relação à rede conveniada de educação, o secretario informou que até 2016 o déficit de vagas para EMEI’s será zerado em toda a cidade e que as parcerias da rede conveniada serão importantes para atender a fila de vagas em creches. Até 2016 serão quase 80 mil novas vagas geradas por parcerias com a iniciativa privada.

De acordo com o secretario, este ano 33 mil novas vagas foram criadas por parcerias com conveniadas, além de algumas parcerias com universidades e administradora de shopping que estão cedendo prédios para atender as crianças. Serão nove novas creches através dessas parcerias, informou.

“Isso é uma parceria. Não é o shopping que vai administrar e nem a universidade, somos nós que administramos. O que eles fazem? Eles cedem o espaço para a gente, e a gente ocupa esse espaço com essas crianças que estão nessa grande fila. Se olharmos os anos anteriores, a média em São Paulo era de 7 a 10 mil novas vagas por ano. Eestamos gerando só esse ano 33 mil”, explicou Chalita.

“É um grande esforço de prédios que estamos construindo diretamente. Ao todo, nessa gestão do prefeito Fernando Haddad serão 167 novas escolas. Além disso, os convênios, que são um pouco mais rápidos. Algumas em prédios nossos, outras em aluguéis ou nessas parcerias em prédios privados”, completou o secretário.

Para o vereador Eliseu Gabriel (PSB), as informações apresentadas por Chalita e as parcerias devem ser melhor analisadas. “Precisamos analisar melhor, o secretario respondeu o que precisava responder,  deu algumas informações, mas este é um assunto que precisamos tratar com mais cuidado. Existem muitos questionamentos, existem muitas pessoas procurando e reclamando. Inicialmente foi uma resposta satisfatória, mas precisamos aprofundar essa conversa”, afirmou.

Acessibilidade

Casos como o da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller  também foram pontuados.  O vereador Quito Formiga (PR) solicitou a inclusão do Ensino Médio para que os alunos do Fundamental continuem estudando na escola. “Nós acreditamos que o ensino que é dado em libras na escola Helen Keller, que visitamos e conhecemos de perto, seja o mais adequado para que eles continuem a vida escolar em um contexto social que se sentem bem”, disse o vereador.

Uma Contribuição

Ricardo L. Carmo

O secretario Chalita é um grande conhecedor do assunto. É um homem justo e digno. Não tem feito mais porque não tem total apoio deste partido que só tem feito merda na nossa cidade. Fora PT. Fora Haddad!!!

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também