Vereadores debatem atuação de comércio em Santo Amaro

Juvenal Pereira
Política Urbana
Presidente da Assembleia Legislativa de SP, deputado Barros Munhoz, mostrou-se favorável a existência de comerciantes no local

 

 A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quarta-feira (06/05) para debater a questão dos comerciantes da Rua São Benedito, no Alto da Boa Vista, em Santo Amaro, zona sul. Segundo a associação dos comerciantes, a partir da Rua Conde de Itu o Plano Diretor atual não permite comércios e, em vistas disso, vários estabelecimentos estão sendo fechados pelo poder público.

De acordo com Maria Auxiliadora, presidente da associação, no plano diretor regional a via está classificada como coletora e “isso é incompatível com a região, que comporta diversos serviços e atende a população local.” Auxiliadora explicou que diversos locais estão sendo fechados, causando desemprego; inclusive estabelecimentos que atuam na rua há 30 anos e não conseguiram ainda a regularização.

“Precisamos regularizar nossa situação e acreditamos que o Poder Legislativo possa nos auxiliar, pois o comércio convive harmoniosamente com a população, inclusive como grande prestador de serviços”, disse Maria Auxiliadora.

A associação de moradores da Rua São Benedito disse que nunca houve mudança de zoneamento e que a região sempre foi estritamente residencial.

O deputado estadual Enio Tatto, que esteve presente na audiência, disse ser favorável ao comércio na rua. “Este debate é importante para se chegar a um acordo. Conheço a região e acho que as mudanças ocorridas no local justificam a alteração de zoneamento. Acredito na harmonia entre o comércio e os moradores”, comentou.

A audiência contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Barros Munhoz. “Ouvir a população é uma forma democrática para se chegar a qualquer acordo. Comecei minha vida profissional naquela região e não vejo conflito entre comércio e moradores.”

Estação Rádio-Base

 

Antes, os parlamentares realizaram audiência pública para debater os PLs: 276/08, do vereador Wadih Mutran (PP); 589/02, do vereador João Antonio (PT); 362/08, do vereador Antonio Carlos Rodigues (PR); e 581/08, do vereador José Police Neto (PSDB), que dispõe sobre a instalação de estações de rádio base no município.

 

“Essa questão hoje em são Paulo é uma vergonha, porque instalaram antenas irregulares em vários locais e, segundo médicos, está provado que estações de rádio base prejudicam a saúde. Portanto, não é só questão de leis e sim de critérios para se respeitar a saúde. Temos de achar um equilíbrio para que a instalação de antenas não prejudique a população”, explicou o presidente da Comissão, vereador Carlos Apolinário (DEM).

 

Casarão da Rua do Carmo

 

Os parlamentares também visitaram nesta quarta-feira, às 9 horas, o Casarão da Rua Carmo para averiguar a condição de 25 famílias que vivem em moradias irregulares. No último dia 29 de abril uma audiência pública debateu na Câmara o problema, e ficou acordada a inspeção.

 

O vereador Chico Macena (PT) falou da visita, comentou que lá existe uma edificação que não foi concluída e que o Casarão precisa de restauro. O vereador Juscelino Gadelha (PSDB) disse que a Comissão pedirá à Prefeitura o projeto do local e, que, pelo que se verificou, “a melhor saída seria terminar a obra através de auto-gestão por iniciativa dos próprios moradores.”

 

Integram a Comissão de Política Urbana os vereadores Paulo Frange (PTB), Zelão (PT), José Police Neto, Juscelino Gadelha, Toninho Paiva (PR), Chico Macena e Carlos Apolinário, presidente.

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Política Urbana
Presidente da Câmara, Antonio Carlos Rodrigues e presidente da Assembleia de SP, deputado Barros Munhoz
Juvenal Pereira
Comissão de Política Urbana
Comissão de Política Urbana
Juvenal Pereira
Comissão de Política Urbana
Maria Auxiliadora, presidente da Associação de comerciantes da Rua São Benedito

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também