Vereadores questionam eficiência de serviço de telemarketing da Prefeitura

Juvenal Pereira
CPI DO IPTU
“Acredito que é um desperdício; um dinheiro jogado no lixo”, reagiu o vereador Aurélio Miguel, presidente da CPI

 

Representante da empresa especializada em telemarketing, Call Contact Center, compareceu à reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (27/03), para dar esclarecimentos a respeito dos serviços realizados para a Prefeitura. Os vereadores questionaram a eficiência da prestação de serviço para a Secretaria de Finanças e para a central de atendimento 156.

O gerente regional da empresa, Márcio Dias Menezes relatou aos parlamentares como funciona o contrato com a Secretaria de Finanças. Ele explicou que o objetivo é contatar clientes com dívida ativa de IPTU, em São Paulo, e que, a cada contato realizado com sucesso, a empresa recebe R$ 1,60. Caso o contribuinte inadimplente pague a parcela cobrada no prazo de 60 dias, a Call Contact Center recebe mais R$ 1,60.
 
Menezes explicou que em 30 meses a empresa já realizou 468 mil contatos comprovados e que, até o presente momento, a Secretaria Municipal de Finanças informa que nenhum dos contribuintes contatados pela empresa pagou o IPTU devido. “A secretaria sempre me diz que os dados do cruzamento das ligações realizadas e de quem efetivamente pagou após o contato estão sendo processados”, disse o gerente.
 
Para o vereador Donato (PT) não há justificativa em manter um contrato que não traz retornos efetivos. “Quando você alerta o contribuinte espera-se um retorno, ainda mais pagando quase R$ 750 mil reais para o serviço. Se realmente o contribuinte que recebeu a ligação nunca pagou, esse serviço não funciona”, enfatizou.
 
O vereador Aurélio Miguel (PR), presidente da CPI, foi além: "Eu acredito que é um desperdício; um dinheiro jogado do lixo."
 
Menezes também explicou que a Central de Atendimento 156, que tem por objetivo viabilizar o sistema de comunicação ágil e eficiente entre o cidadão e a Prefeitura, possui 350 posições de atendimento e recebe cerca de 50 mil ligações diárias. O gerente da Call Contact Center explicou que para cada posição recebe R$ 4 mil por contrato.
 
Após a reunião, os vereadores decidiram fazer uma visita à empresa, nesta sexta-feira, para averiguar as condições de funcionamento e eficiência do contrato.
 
O próximo encontro da Comissão está marcado para o dia 6 de abril, às 13 horas. Participaram da reunião os vereadores Adílson Amadeu (PTB), Marta Costa (DEM), Arselino Tatto (PT), Donato, Abou Anni (PV), Claudio Fonseca (PPS) e Aurélio Miguel.

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A CPI do IPTU voltará a se reunir no dia 6 de abril
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Marcio Dias Menezes, gerente da Call Contact Center, presta esclarecimento aos vereadores

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